Qual a diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...”?

Saiba qual a diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...”, e seja um consumidor informado que sabe com o que contar.

Qual a diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...”?
A diferença é relevante para combater o desperdício.

Todos os anos em Portugal são desperdiçados centenas quilos de comida que podiam muito bem ser consumidos. As razões para este desperdício variam, mas uma delas é a falta de entendimento do prazo de validade de produtos alimentares. Poucas pessoas entendem a diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...”, o que faz com que acreditem que o prazo deve ser sempre cumprido à risca. 

Entender a diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...” poderá, com certeza, ajudar a combater o desperdício alimentar, pois num dos casos o fim do prazo de validade não implica um risco para a saúde.


Prazo limite de consumo

Quando um produto contém a expressão “Consumir até”, isto significa que é um produto que se estraga rapidamente, e que o prazo de validade é um aviso ao consumidor, que indica que o produto alimentar já não estará no seu melhor estado quando passar a data, e que a partir daí consumir o produto já é arriscado.

No entanto, existem alimentos que podem ser consumidos alguns dias após o prazo de validade, mas a data deve de qualquer modo ser respeitada, devendo fazer sempre os possíveis para consumir os alimentos a tempo.

Normalmente, a designação “Consumir até…” é utilizada em produtos perecíveis, como carne embalada e lacticínios. Se arriscar comer algo fora do prazo, apesar de não ser aconselhado, deve sempre ter atenção ao aspeto, cheiro, cor e textura dos alimentos.

 

Data de consumo preferencial

Por outro lado, a expressão “Consumir de preferência até…” significa que o produto pode ser consumido findo o prazo, sem risco de intoxicação alimentar. A expressão indica apenas a data até à qual as marcas asseguram a qualidade ótima do seu produto. Esta data não está relacionada com a segurança alimentar.

A diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...” baseia-se também no tipo de produtos a que se aplicam. “Consumir de preferência até…” aplica-se, normalmente, a produtos que podem ser armazenados por muito tempo, como conservas e especiarias.

Apesar da data indicada não significar que a partir daí corre o risco de apanhar uma intoxicação alimentar, deve sempre ter atenção ao modo como conversa os alimentos, e ao seu estado antes de os consumir.

 

Conservação dos alimentos

Apesar da diferença entre “Consumir de preferência até...” e “Consumir até...”, conservar os alimentos como deve ser garante que estes se aguentam, pelo menos, até à data indicada. Como tal, vale a pena aprender a guardar devidamente os alimentos em casa para impedir que se estraguem antes do que deviam.

Guardar devidamente os frescos, manter alimentos secos em locais secos, e não deixar produtos congelados aquecerem demasiado ajuda a combater o desenvolvimento de microrganismos nos produtos.

 

Já conhece a GoodAfter.com?

Na GoodAfter.com, supermercado online de produtos perto ou fora da sua data preferencial e de stocks residuais, encontra produtos seguros mas que podem ser vendidos a preços substancialmente inferiores. A poupança pode chegar até 70%!


Veja também: