Discos de travão: tipos, preços e cuidados a ter

O que precisa de saber sobre os discos de travão: tipos, preços e cuidados a ter.

Discos de travão: tipos, preços e cuidados a ter
Tudo sobre os discos de travão

Os travões dos carros são uma das peças de maior importância para uma condução em segurança. Assim, é importante que todos os componentes e materiais dos travões estejam em bom estado e sejam de boa qualidade. Um dos seus componentes são os discos de travão.

Tratam-se de elementos de grande importância para o sistema de travagem pois estão sujeitos a condições extremas (quanto maior a potência do veículo, maior é a importância de uns discos de travão operacionais para garantir uma boa travagem). Os discos de travão são, atualmente, o tipo de travão mais usual, porque permitem maior eficiência no sistema ABS.

Tipos de discos de travão

Existem 4 tipos de discos de travão:

Discos de travão ventilados

Existem com pinças fixas (6 e 8 pistões) ou flutuantes (um pistão). Estes últimos são mais económicos, mas menos resistentes ao aumento de temperatura e menos eficientes na área de contacto. Contêm um espaço no meio do disco que permite que o ar circule e ajude a arrefecer os discos quando mais solicitados, melhorando assim a sua eficiência.

Discos de travão ranhurados

Têm ranhuras na superfície, ajudando a criar uma superfície “limpa” – removem a sujidade –, e permitem uma maior eficiência de travagem. Duram mais do que os perfurados, mas têm a desvantagem de as pastilhas apresentarem um desgaste mais acelerado. Utilizados essencialmente em carros desportivos.

Discos de travão perfurados ou flutuantes

São perfurados para reduzir o peso, ajudando na limpeza das pastilhas e aumentando a eficiência da travagem. Permitem um maior movimento do ar, o que resulta num maior arrefecimento dos discos e são mais leves. Têm também um comportamento melhor com chuva.

Discos de travão mistos

São discos perfurados e com ranhuras, com as respetivas vantagens e desvantagens associadas.

Preços dos discos de travão

Naturalmente, os preços dos discos de travão dependem do material de fabrico, do tipo de disco de travão e o modelo de carro. Por exemplo, os discos de travão ventilados podem custar entre os 75 e os 250€.

Cuidados a ter

  • A duração média estimada dos discos de travão é de 80 mil km, mas deve efetuar inspeções frequentes.
  • Tenha particular atenção se praticar uma condução desportiva ou se a utilização do veículo for essencialmente citadina.
  • Se detetar alguma alteração da direção do veículo durante a travagem, maior vibração ou um chiar na travagem, ou se o disco do travão está muito riscado, então é provável que esteja na altura de trocar os discos.

 

Veja também: