Publicidade:

Como saber qual é a distância correta entre a TV e o sofá?

Há vários factores que influenciam a medida aconselhada para que veja TV confortavelmente. Saiba qual é a distância correta entre a TV e o sofá.

Como saber qual é a distância correta entre a TV e o sofá?
Dicas para usufruir sem problemas da sua televisão

A distância correta entre a TV e o sofá dita o conforto com que assistimos aos nossos programas preferidos – e, claro, mexe com a saúde dos nossos olhos. Sabia que esses valores nem sempre foram os mesmos? Isto acontece porque a qualidade dos ecrãs tem vindo a aumentar e, por isso, a distância para que a imagem seja perfeita não precisa de ser tão grande como era há uns anos atrás. Ficou curioso?

Ver com conforto: distância correta entre a TV e o sofá


distância entre TV e sofá

Para começar, adiantamos: o tamanho do espaço vai determinar o tamanho da TV que pode ter. Sim, é muito importante conhecer bem as medidas da sua sala para saber que tamanho de ecrã é aconselhado para a sua casa. Evite desilusões e tome nota de tudo o que precisa de saber para escolher a TV e onde deve posicionar o seu sofá.

Embora saibamos que, muito frequentemente, nem todos os sofás vão estar à mesma distância do aparelho de televisão, as indicações que apresentamos são para o sofá que fica diretamente de frente para a televisão e que deve ser aquele onde mais pessoas se podem sentar.

Segundo dados da Deco Proteste, realizadas em 2016, e cujos resultados foram comparados com os das investigações realizadas entre 2007 e 2012, os valores apresentam agora diferenças significativas.

Enquanto nas investigações anteriores os ecrãs deveriam distar do sofá o triplo da medida da diagonal do ecrã, esses valores passaram para pouco mais do dobro nas investigações mais recentes.

Deste modo, e tendo em conta ecrãs de 40, 48 e 55 polegadas, com qualidade entre full-hd e ultra-hd, os investigadores chegaram à conclusão de que a distância ótima ºe de 2,3 vezes o valor da diagonal do ecrã.

Esta diferença nos valores deve-se ao facto de as televisões com full-hd e ultra-hd têm agora maior qualidade e a imagem pode ser apreciada na perfeição a uma distância menor.

Assim, e vendo estes resultados aplicados na prática, veja qual a distância que deve aplicar na sua sala entre a TV e o sofá, tendo em conta os exemplos que lhe apresentamos a seguir.

 Polegadas da TV  Distância a que se deve encontrar do sofá
32  1,5 a 2,3 metros
40 a 43  2 a 2,8 metros
46 a 49  2,4 a 3,2 metros
50 a 51  2,5 a 3,3, metros
55  2,8 a 3,6 metros
65 3,4 a 4,2 metros

Este estudo da Deco Proteste teve em conta a experiência de 25 pessoas – 12 homens e 13 mulheres. Foi perguntada a distância (ou variação de distâncias) em que o visionamento é feito de forma mais confortável. A tabela mostra os valores mínimos a que deve estar a televisão para conseguir usufruir de uma imagem ótima. Claro que é possível que o sofá se encontre a uma distância ligeiramente superior, sem que a qualidade com que vê a imagem seja alterada significativamente.

Tome decisões informadas para que possa usufruir de toda a qualidade da sua televisão, podendo ver os seus programas preferidos com conforto e segurança.

Veja também:

Limpeza e Arrumação