Divórcio online: onde e como

Obter o divórcio online é uma realidade simples, que pode facilitar um processo doloroso e complicado. Saiba onde e como, aqui.

Divórcio online: onde e como
É possível poupar horas em burocracias

Passar por um divórcio não é uma fase nada fácil, marcada por dificuldades e dúvidas, e normalmente acompanhada por altos custos financeiros. Atualmente, é possível obter (ou começar) um divórcio online, que ajuda a minimizar algumas complicações burocráticas.

Uma decisão deste género, que pode ser tomada por mútuo acordo, ou apenas por uma das partes, vem sempre acompanhada de uma forte componente emocional. Não deixe de se aconselhar legalmente para tomar as decisões mais acertadas relativamente à situação pela qual está a passar.

Saiba, de seguida, onde pode saber mais sobre o divórcio online e como se processa.

documento

Divórcio online: plataformas

Civil Online

Este serviço oficial facilita o início do processo de divórcio. Através de um computador com acesso à internet, poupa uma deslocação aos serviços de registo civil presenciais. Tenha em atenção, contudo, que só é possível iniciar este processo através desta plataforma, caso seja um divórcio por mútuo consentimento.

Podem iniciar o processo cidadãos portugueses, e brasileiros a quem tenha sido concedido o estatuto geral de igualdade de direitos e deveres, e que possuam o cartão de cidadão atualizado com assinatura digital ativada. É também necessário que tenham o leitor para validar o CC online, caso seja necessário assinar documentos.

Também podem iniciar o processo os respetivos advogados, que apenas necessitam do certificado digital que comprove a sua atividade e qualidade profissionais.

Divórcio na Hora

Esta plataforma permite obter um requerimento eletrónico de divórcio, que requer a um tribunal de família português o divórcio por mútuo consentimento. Este requerimento é também outorgado por via electrónica e aqui é novamente obrigatória a autenticação pelo Cartão de Cidadão.

Importante referir que estamos mais uma vez perante uma situação de divórcio amigável, sendo que este serviço permite levar o processo até ao fim. O processo de divórcio amigável terá uma duração de mais ou menos 30 dias, pelo valor de 150€, para o apoio humano prestado. O divórcio é iniciado após o pagamento da comissão.

Divórcio Pronto

O serviço Divórcio Pronto também pressupõe um divórcio por mútuo consentimento para poder ser levado a cabo. Esta plataforma auxilia em todas as questões pertinentes no divórcio e separação, desde a guarda e responsabilidades parentais até à separação de bens, etc.

A equipa desta plataforma apresenta dois serviços, o primeiro dos quais é o Divórcio Online Simples, que prevê o acompanhamento dos clientes permanentemente via email, telefone ou redes sociais, elaboração da petição do divórcio, acordos para guarda e custódia e alterações, elaboração da relação especificada de bens comuns, representação legal e formalização do pedido de divórcio junto da Conservatória, evitando assim que o cliente tenha de se deslocar.

O outro serviço é o Divórcio Online com Acompanhamento e Partilha de Bens, que abrange os serviços da primeira modalidade, e que prevê a elaboração do acordo sobre a partilha de bens comuns e liquidação e pagamento, pelo cliente, dos impostos respeitantes à partilha.

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.