DIY material escolar: 3 ideias originais

Descubra o que pode fazer em casa, evitando comprar. Acima de tudo, o DIY material escolar pode ser uma atividade divertida para fazer com os seus filhos.

DIY material escolar: 3 ideias originais
Para além de aproveitar materiais, o DIY podem ser muito divertido

O que é que pode ser, ao mesmo tempo, uma boa lição de reutilização de materiais, uma atividade divertida, uma forma de aumentar o sentido de responsabilidade dos seus filhos e um excelente estímulo para a criatividade? A resposta certa é DIY material escolar.

Envolva os seus filhos na elaboração ou decoração do seu próprio material escolar. Isso vai fazer com que eles percebam como se pode dar uma segunda vida a coisas que normalmente se deitam fora, com que cuidem mais do material escolar porque foram eles a fazê-lo e não vão querer que se estrague, com que deem asas à criatividade para criar coisas giras e, garantidamente, com que se divirtam muito.

3 ideias de DIY material escolar

No que diz respeito ao DIY material escolar, dá sempre jeito ter alguma habilidade para trabalhos manuais e, por vezes, até é bom ter conhecimentos em áreas como a costura ou a bricolage. Mas nem tudo é tão complexo e há coisas que pode fazer, mesmo não sendo um profissional dos trabalhos manuais.

1. Estojos

Apresentamos-lhe duas opções diferentes para fazer estojos:

  • Com um rolo de papel de cozinha: pode fazer um estojo em forma de tubo. Basta fazer um corte ao comprido no rolo, que será a abertura do estojo e onde irá colar o fecho. Depois, basta tapar as extremidades e forrar com um tecido que seja do seu agrado;
  • Com plástico: pode aproveitar um pacote de café ou de outro plástico cujo padrão lhe agrade e moldá-lo da forma que for mais do seu agrado. Com este material também é comum fazer malas, sacos e bolsas de vários tamanhos.

2. Cadernos

Os cadernos e blocos são muito bons para aproveitar restos de folhas, até os que tenham sobrado de outros cadernos. Para ter uma capa resistente, use o cartão das caixas de cereais, cortando-o do tamanho que decidir dar ao caderno.

Forre com uma folha branca e pinte, ou forre logo com uma impressão, por exemplo, de alguma coisa que lhe agrade. Depois de decorar, convém plastificar. A seguir, coloque as folhas na parte interior, picote o centro em vários pontos e costure com uma linha grossa para que as folhas fiquem bem agarradas.

Também pode optar por agrafar as folhas à capa ou usar um furador e passar um cordel para que tudo fique bem junto. É uma questão de gosto e do material de que disponha.

diy material escolar

3. Canetas

Já pensou na possibilidade de aproveitar restos de lápis de cor para dar uma nova “casa” a uma recarga de caneta? É uma forma de criar uma caneta única e é uma das sugestões mais giras de DIY material escolar. Para isso, bastar ter vários restos de lápis de cor pequeninos. Com a ajuda de um utensílio pontiagudo, desfaça o interior do lápis, deixando apenas a madeira. Use cola para fixar os “anéis” de lápis de cor à medida que os for enfiando na recarga de caneta, até que esta fique completamente preenchida.

Onde procurar inspiração

Atualmente, há várias páginas de YouTube e blogs que falam de DIY material escolar. Basta fazer uma breve pesquisa e não terá dificuldade em encontrar referências e novas ideias. A maior parte será apenas de decoração de materiais que já possua, mas dar uma roupagem nova ao material já vai incentivar os seus filhos a continuar a utilizar aquilo que não é novo.

Quem diria que há tanta coisa que não usa e que pode servir para fazer utensílios tão giros e úteis como o material escolar? Agora, meta mãos à obra e invista no DIY material escolar.

Veja também: