As 5 doenças de gatos mais comuns

Os gatos podem sofrer de vários problemas, por isso, é importante estar atento aos sintomas e conhecer as doenças de gatos mais comuns.

As 5 doenças de gatos mais comuns
Conheça as doenças que mais afetam os gatos

Quem tem um gato ou está a pensar em adotar um, deve conhecer as principais doenças de gatos. Geralmente, os gatos são resilientes e responsáveis, tomando bem conta de si, mas isso não significa que não possam ficar doentes.

Os gatos são suscetíveis a diversas doenças específicas, com sintomas distintos. Conhecer as principais doenças dos gatos ajuda a prevenir alguns problemas e a tratar o animal de uma forma mais rápida e eficaz.

As doenças de gatos mais vulgares

1. Doença do trato urinário inferior felino

Cat

As doenças urinárias são vulgares nos gatos. Estima-se que 3% dos gatos observados por veterinários sofre destes problemas. A condição pode revelar-se séria se se verificarem obstruções causadas por pedras ou cristais. Neste caso, o gato sente muita dor e uma obstrução total pode matar o animal em 72 horas. Esta doença ocorre geralmente em gatos com excesso de peso e que comem comida seca.

Stress, uma casa com muitos gatos e mudanças súbitas na vida do animal são fatores que podem provocar a doença do trato urinário inferior felino.

Alguns sintomas são: sangue na urina, dor ao urinar, dificuldade em urinar, falta de apetite, lamber a zona afetada, apatia, mios de choro e alterações comportamentais.

2. Diarreia

diarreia gato

Existem várias coisas que podem causar diarreia nos gatos: parasitas intestinais, comida estragada, alergias, infeções, doenças no fígado, cancro, etc. Dependendo da causa, a diarreia pode durar um dia ou até meses.

Se o gato estiver com diarreia deve ser levado de imediato ao veterinário, para apurar a causa. Deve dar-se ao animal água fresca (para evitar a desidratação) e dar comida apenas uma ou duas vezes por dia.

3. Insuficiência renal

Cat

É uma doença muito comum em gatos idosos. Pode ter várias causas, sendo uma delas uma alimentação deficiente. Quem tem um animal idoso deve levá-lo ao veterinário anualmente, para fazer exames. Se o gato sofrer desta condição, vai urinar e beber mais do que o habitual.

Este problema ocorre de forma gradual, pelo que o animal pode passar anos sem revelar sintomas. A insuficiência renal é progressiva e incurável, mas existem formas de manter o gato confortável, através de uma dieta especial e medicação.

4. Problemas de visão

Cat

As doenças oftalmológicas nos gatos podem ser diversas e causadas por muitos fatores: conjuntivite, cataratas, glaucoma, trauma, vírus, inflamações, doenças na retina, etc.

Poucos são os sintomas que indicam que o gato tem problemas de visão, sendo alguns deles: olhos muito lacrimejados, pelo húmido na zona dos olhos, olhos avermelhados e o gato tocar nos olhos com muita frequência. Assim que se suspeite que o animal está com um problema oftalmológico, este deve ser transportado para o veterinário.

5. Gengivite felina

Cat

Também chamada inflamação das gengivas, é o primeiro estágio de periodontite, a doença oral felina mais comum. A gengivite felina é provocada por placa, uma combinação de acumulação de sujidade e de bactérias ao longo da gengiva.

Gatos que tenham uma dieta rica em hidratos de carbono são mais suscetíveis a este problema. Caso não seja tratada, esta condição estende-se aos dentes. Seguidamente, pode espalhar-se e chegar a vários órgãos, através do sangue, levando a insuficiência renal.

Os principais sintomas são: gengivas muito vermelhas, mau hálito, e dificuldade em comer. Após o diagnóstico, o veterinário faz uma limpeza à boca do gato e pode receitar antibióticos.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.