8 sintomas de doenças que se reflectem nos olhos

Sente a visão desfocada ou as pálpebras caídas? Saiba quais as doenças que poderão estar a afectar os seus olhos.

8 sintomas de doenças que se reflectem nos olhos
Saiba quais as doenças que afectam a visão

São várias as doenças que poderão afectar a sua visão. Convém estar atento aos sinais e recorrer a um médico caso se aperceba que algo não está bem com os seus olhos. Prevenir é sempre o melhor remédio. Saiba a que deve estar atento.

Doenças que afectam a visão: sintomas aos quais deve estar atento

doenças que se reflectem nos olhos

Visão repentinamente desfocada

Uma visão desfocada de um momento para o outro pode ser sinal de um problema na circulação do sangue. É aconselhável procurar um médico para prevenir danos graves. Mesmo que recupere depressa, não perca tempo e verifique o que se passa.

Olhos “saídos”

A doença de Graves é uma doença auto-imune que afecta a tiróide e pode levar a que os seus olhos se projectem da sua posição normal. Outros sintomas poderão incluir diarreia, perda de peso e tremores. Não espere e consulte um médico.

Visão desfocada

Mais uma vez, ficar com a visão desfocada sem razão aparente é sinal de que algo não está bem. O excesso de açúcar no sangue pode ser a causa. Procure um médico e exponha a situação, para que, caso seja diabetes, a condição seja controlada a tempo.

Anel à volta da córnea

O anel senil é algo que se reflecte num círculo esbranquiçado à volta da córnea. É algo natural em pessoas mais velhas, mas quando se verifica em indivíduos com menos de 40 anos pode ser um sinal de colesterol elevado.

Pálpebras caídas

A miastenia grave, ou myasthenia gravis, é uma doença neuromuscular que se traduz na fraqueza dos músculos voluntários. Pode, por isso, levar a que sinta as pálpebras caídas. Pode afectar, também, os músculos da garganta, podendo causar dificuldade em mastigar e engolir. Felizmente, há medicação e até cirurgia para aliviar esta condição.

Olhos amarelos

A icterícia altera a cor da pele e dos olhos, tornando-os amarelados. É uma condição causada pelo aumento de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo fabricado naturalmente pelo organismo, e que ocorre quando o fígado não está a funcionar devidamente.

Tremor nas pálpebras

Na maior parte das vezes, a contracção involuntária dos músculos das pálpebras é algo inofensivo e que não precisa de tratamento. É um fenómeno que pode dever-se ao álcool, ao cansaço, à cafeína ou ao tabagismo. Excepcionalmente, pode ser sinal de que algo está errado com o seu sistema nervoso. Nesse caso, são vários os outros sintomas, como dificuldade em andar e falar.

Má visão nocturna

Sentir dificuldade em ver à noite pode ser sinal de que precisa de óculos ou que tem cataratas – algo natural com a idade. Em circunstâncias excepcionais, não ver bem com pouca luz pode significar que tem falta de vitamina A. Sendo esse o problema, é necessário repô-la através de suplementos e alimentos, como abóbora, cenoura, espinafres e batata doce.

Veja também:

Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes