Plano de Saúde Medicare

Gratuito durante 6 meses!

Ao clicar concordo receber comunicações de marketing directo enviadas por e-konomista.pt

Saber mais

Porque fica sempre doente nas férias?

Parece que é de propósito, mas existem várias explicações porque é que parece que fica sempre doente nas férias.

Porque fica sempre doente nas férias?
Não é apenas coincidência...

Eis que chegam as tão desejadas férias. Fizemos milhões de planos de visitas, viagens, programas com família e amigos...tudo parece dar certo para serem umas férias memoráveis até que...fica doente nas férias.

Mas isto é muito azar ou há razões específicas por trás destas doenças que aparecem nas férias? É isso que vamos tentar descobrir.


7 explicações para ficar sempre doente nas férias


1. Cuidado com os aviões

Sabia que as casas de banho dos aviões são um dos locais com mais germes que existe? A grande utilização da casa de banho combinada com a baixa pressão torna-se um verdadeiro sonho para a acumulação de bactérias. Se vai viajar de avião e não quiser ficar doente nas férias, opte por levar o seu desinfectante e toalhitas!

 

2. Super planeamento

Por vezes querermos fazer tantas coisas nas férias que acabamos por fazer um planeamento ao detalhe e podemos cair na “exaustão”. Não vale encarar as férias como um trabalho! Aproveite para relaxar e faça alguns programas. Se não der para fazer tudo o que tinha planeado, não desespere! Mais férias surgirão!

 

3. Alterações de rotina

As alterações nos horários de sono, os jet lags quando vamos para fora, os diferentes horários de refeições...tudo isto pode ser um mix de ingredientes para ficar doente nas férias. O ser humano é um animal de hábitos e de rotinas e quando saímos daquilo a que estamos habituados, o nosso organismo pode acabar por refletir sintomas de doença: alterações gástricas, stress, dificuldade em dormir.

 

4. Náuseas em movimento

Nos seus planos de viagem estão previstas muitas viagens de carro, comboio, barco ou outros? Cuidado com os enjoos… Muitas pessoas não se dão muito bem com estas viagens, sobretudo se falamos de deslocações em “curva e contra curva”. Tenha sempre consigo um comprimido para os enjoos e tente não mexer muito a cabeça durante as deslocações.

 

5. Perigos do sol

O sol traz-nos sobretudo boas lembranças e pensamentos, mas há que ter alguns cuidados…. Atenção ao perigo de insolação e de escaldões! Evite as horas mais perigosas de exposição solar, coloque sempre protetor solar e hidrate-se com bastante frequência.

 

6. Atenção aos cocktails!

Férias é sinal de cocktails, mas atenção aos excessos...além de todos os perigos associados à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, elas podem causar um verdadeiro desarranjo intestinal e são uma bomba calórica.

 

7. Alimentação de férias

Alimentação de férias é igual a alimentação com menos cuidado: gelados, comidas de restaurante, uma ida ou outra aos fast foods...já para não falar no caso de quando vamos para fora do país! Para evitar ficar doente nas férias o ideal é que leve sempre consigo uns comprimidos para o tracto intestinal e que, na dúvida, não arrisque muito nas escolhas gastronómicas!

Veja também: