Dois cartões que em nada são iguais

O Cartão Bancário, de débito ou crédito,permite várias operações que facilitam o dia-a-dia do consumidor.

Dois cartões que em nada são iguais

O cartão de débito é um meio de pagamento instantâneo, simples e seguro para as diversas aquisições que efectue nos estabelecimentos comerciais ao longo da semana, evitando ter consigo uma quantia considerável em numerário ou andar sempre a contar os trocos. Este pequeno cartão de plástico permite ainda fazer levantamentos nas caixas multibanco e o acesso a variadas transacções como comprar bilhetes de comboio, carregar o saldo do telemóvel, fazer transferências entre contas de bancos diferentes, entre outras operações. No momento do pagamento pode ocorrer o inconveniente da transacção não ser autorizada caso o saldo disponível for inferior ao montante da compra. Como ao longo do mês pode não acompanhar as flutuações de disponibilidade do seu saldo bancário, a resposta poderá ser mesmo um cartão de crédito.

 

Mas de qual gosto eu mais?

O cartão de crédito tem nas suas componentes, a anuidade, a taxa de juro, serviços e os benefícios pela sua utilização, sendo um meio de pagamento de bens ou serviços em diferimento, ou seja, a liquidação é feita posteriormente. Assim, está a usufruir de um empréstimo de curto prazo sem juros associados. Este período de crédito gratuito pode variar entre os 20 e os 50 dias a contar da data da compra. Caso ultrapasse esse período sem liquidar parte ou a totalidade do montante transaccionado serão taxados juros diários. A taxa de juro de um cartão de crédito é, em média, superior à taxa de juro, por exemplo, de um crédito pessoal. Por isso, atenção: se o que pretende é usufruir de um método de pagamento seguro que lhe dá a comodidade de pagar um pouco mais tarde, o cartão de crédito é uma boa opção. Caso o que pretenda seja adquirir um conjunto de bens e/ou serviços de grande montante para liquidar em pequenas parcelas espaçadas temporalmente, é mais rentável optar por um crédito pessoal.

Escolha o cartão de débito ou o cartão de crédito, ou ainda os dois, usufrui de comodidades diferentes à medida da sua utilização.