Dor de barriga: 4 causas possíveis

Sente dor de barriga e não sabe porquê? Conheças as possíveis causas e saiba que esta pode ser sintoma de diferentes problemas de saúde.

Dor de barriga: 4 causas possíveis
Um mal-estar que pode ter inúmeras causas

Uma dor de barriga é algo pelo qual todos já passamos uma ou outra vez na vida. Os motivos por trás dessa dor podem ser variadíssimos, desde físicos a psicológicos. Psicológicos? Sim! O stress e a ansiedade são duas das causas mais comuns da dor de barriga.

Já ouviu falar de úlceras nervosas? Pois bem, são úlceras que se desenvolvem no sistema digestivo de pessoas altamente nervosas e cujo corpo começa a dar “sinais de alerta”.

Na maioria das vezes, uma dor de barriga não passará disso mesmo, uma simples dor de barriga. Contudo, no caso de persistirem vários episódios ou no caso da dor ser realmente bastante intensa, é importante que visite o seu médico assistente para que sejam realizados os exames de despiste necessários face a cenários mais alarmantes.

Além disso, apenas o seu médico conhece o seu historial clínico e pode aconselhar os tratamentos e medicação mais indicados.

Causas da dor de barriga

Acumulação de gases

Os gases intestinais causam uma dor de barriga bastante forte, em forma de pontada. Este problema surge com maior frequência em pessoas que sofrem de prisão de ventre, que têm uma alimentação mais descuidada ou que são intolerantes a algum alimento ingerido.

Tratamento: Carvão vegetal ou chá de cidreira são dois excelentes remédios naturais para o alívio da dor de barriga em caso de acumulação de gases, pois ajudam a que os mesmos se “desfaçam” no organismo.

Digestão difícil

Depois de uma almoçarada ou jantarada ou em alturas festivas (como o Natal), a dor de barriga derivada de digestões difíceis é muito comum. Isto acontece porque se misturam muitos alimentos e alguns muito ricos em açúcares e o estômago não os consegue processar devidamente.

Tratamento: Experimente um chá de erva-doce para aliviar a dor nas situações de digestão difícil.

Stress

O stress é um exemplo de como os problemas psicológicos também podem causar dor de barriga. Depressões, esgotamentos e outros problemas mentais podem ter como consequência persistentes dores de barriga ou até mesmo úlceras nervosas.

Tratamento: Tente relaxar e fazer leves massagens para tentar acalmar a dor de barriga nestas situações.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico tem lugar no organismo sempre que o ácido segregado no estômago chega ao esófago, o que causa a irritação deste órgão e faz com que sintamos o conhecido refluxo.

O problema é mais comum em pessoas com excesso de peso, fumadores ou com diabetes, mas que pode surgir numa pessoa totalmente saudável. Geralmente, os sintomas de dor de barriga por refluxo pioram quando dobramos o corpo para baixo e esta dor é acompanhada de azia, indigestão e mau hálito.

Tratamento: Para prevenir o refluxo, deve evitar deitar-se logo após as refeições e deve dormir com a cabeceira da cama ligeiramente elevada.

Veja também: