Dor de garganta: 10 remédios caseiros

A dor de garganta e a rouquidão são situações que se podem começar a tratar assim que aparecem os primeiros sintomas. Descubra pequenas receitas para fazer em casa.

Dor de garganta: 10 remédios caseiros
Dicas para tratar a sua dor de garganta em casa

Existem vários remédios caseiros que pode utilizar para curar a sua dor de garganta. A estes remédios podemos chamar medidas não-farmacológicas.

Estes remédios caseiros podem não ser suficientes para acabar com a dor de garganta e podemser usados ao mesmo tempo que está a fazer a toma de algum fármaco para ajudar a eliminar a dor de garganta mais rapidamente.


10 remédios caseiros para a dor de garganta


1. Gengibre

Deve fazer um chã em infusão, adicionando 2-3 fatias de gengibre e deixar ferver. Ajuda a aliviar amigdalite, gripes, entre outras patologias. Deve beber esta infusão três vezes por dia.



2. Limão

Faça gargarejo várias vezes ao dia com água morna e sumo de limão. Pode também fazer infusão com gotas de limão e beber quente ao longo do dia. 



3. Sal

Com água quente e sal pode fazer gargarejos durante o dia.



4. Água

É importante manter o nível de hidratação sempre alto para a garganta não ficar demasiado seca, por isso deve beber muitos líquidos.



5. Sálvia

Deve ferver água, colocar 30 gramas de sálvia e deixar que misture durante alguns minutos. Pode fazer gargarejos enquanto a água estiver quente.



6. Tomilho

Deve adicionar cerca de uma colher de chá de folhas secas de tomilho em água quente fervida. Depois deixa repousar durante 5 minutos. Em seguida, deve coar o líquido obtido. Quando estiver morno deve fazer gargarejos. 



7. Limão e mel

O limão tem propriedades antibacterianas naturais e é um remédio natural excelente contra as dores de garganta. Para fazer uma mistura adicionar 2 colheres de chá de mel em água morna e cerca de duas gotas de sumo de limão. Deve beber esta mistura 1 a 2 vezes ao dia. As crianças que não querem beber a limonada por sentirem a acidez podem beber uma bebida com leite e mel que também ajuda.



8. Alho 

O alho é um antibiótico natural e antisséptico que ajuda no tratamento de infeções da garganta.



9. Chá de Alcaçuz e/ou Manjericão

O alcaçuz é muito utilizado para as dores de garganta. O manjericão é uma erva com propriedades curativas naturais. Pode fazer gargarejos de água fervida com manjericão.



10. Cebola 

A cebola é um remédio caseiro usado há muitos anos para combater rouquidão, tosse e constipações. Ajuda a eliminar a expetoração e alivia as dores de garganta. Para preparar o chá, ferva 1/2 litro de água com as cascas de 1 cebola bem lavadas durante 10 minutos. Deixe repousar durante mais 10 minutos, coe e beba 3 vezes ao dia, quente ou frio. O sabor desta infusão não é desagradável como se possa pensar.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.