Dor no calcanhar: causas e tratamento

A dor no calcanhar pode ter causas diversas, desde um exercício físico mais intenso a problemas de reumatismo. Saiba como tratar.

Dor no calcanhar: causas e tratamento
Também conhecida como talalgia

Esta é uma das queixas mais comuns nas visitas ao podologista. A dor no calcanhar, medicamente chamada talalgia, afeta um grande número de pessoas e pode ter várias causas, desde uma intensiva pressão sobre o calcanhar até um problema adicional, como esporões ou problemas reumáticos.

Seja qual for a sua origem, a verdade é que a dor no calcanhar é muito incómoda e pode até afetar o dia a dia da pessoa que sofre deste problema, sobretudo se tiver uma profissão que exige caminhar ou ficar de pé por muitas horas.

Mais comum em homens e mulheres de meia idade, este problema é também mais incidente em quem pratica regularmente exercício físico de alto impacto ou caminha muito diariamente.

Causas da dor do calcanhar

A esmagadora maioria dos casos de dor no calcanhar, seja no direito ou no esquerdo, está associado a anomalias da forma como colocamos o pé ou como nos posicionamos durante a marcha. Estas situações levam a que a pressão sobre o calcanhar seja muito superior à pressão de situações normais e causa dor.

Noutros casos, pode haver diferentes quadros associados a dor no calcanhar:

  • Stress: não o stress psicológico que normalmente conhecemos, mas stress no calcanhar por algum traumatismo ocorrido ao realizar alguma atividade de alto impacto;
  • Má utilização de calçado: abuso de saltos altos, sapatos apertados e palmilhas de fraca qualidade podem estar na origem da dor no calcanhar;
  • Obesidade: quanto mais carga sobre os pés, maior a probabilidade de ocorrer dor;
  • Artrite: a doença degenerativa acarreta também dor;
  • Esporões no calcanhar: estas projeções de osso no calcanhar podem também ser bastante dolorosas;
  • Fascite da planta do pé: a fascite consiste numa inflamação da fáscia do pé (tecido que envolve a planta do pé), o que provoca uma dor intensa;
  • Idade mais avançada: com o tempo, o nosso calcanhar vai perdendo robustez.

Tratamento da dor do calcanhar

Antes de avançar para o tratamento, é importante detetar a causa da dor no calcanhar. Esta causa pode ser determinada com uma simples visita ao podologista, ou pode ser mesmo necessário realizar exames auxiliares de diagnóstico, como raio-x.

O tratamento vai variar de acordo com o problema diagnosticado. A toma de antiinflamatórios para o alívio da dor é das recomendações mais comuns. Além disso, existem algumas boas práticas que podem sempre ser postas em prática:

  • Utilizar calçado adequado ao tipo de pé;
  • Evitar utilizar muitas horas diárias saltos altos;
  • Tentar perder algum peso que se tenha em excesso;
  • Apostar numas boas palmilhas;
  • Realizar exercícios de alongamento;
  • Aquecer bem antes de iniciar atividade física.

Tratamento caseiro

Existe um tramento caseiro que promete aliviar em grande escala a dor no calcanhar. Encha um balde com água fria e um outro com água quente (de maneira a que suporte, claro está). De seguida, mergulhe os pés na água quente durante três minutos. Passados esses três minutos mergulhe na água fria durante cerca de 30 segundos.

Repita o processo pelo menos três vezes e termine sempre na água fria. Este “choque térmico” tem um excelente efeito sedativo.

Veja também: