Dores musculares: o que fazer

As dores musculares podem ter várias causas: esforço, má posição, exercício físico, etc. Apresentamos diferentes formas de as tratar.

Dores musculares: o que fazer
As dores musculares são recorrentes mas podem ser atenuadas

As causas mais comuns são para as dores musculares são:

  • Tensão ou stress;
  • Esforço frequente de um músculo;
  • Lesão ou trauma do músculo.

As dores musculares também podem ter outras origens como, por exemplo:
  • Doenças auto-imunes;
  • Infeções como abcesso por uma bactéria no músculo;
  • Infeções generalizadas como a gripe, malária, etc;
  • Drogas como os corticosteróides.
No entanto, a causa mais comum das dores musculares é o exercício físico. A dor desenvolve-se normalmente 24 horas após o exercício. Este efeito é o resultado das lesões criadas nas fibras musculares pelo excesso de exercício ou pela falta de prática.

A dor muscular está ligada normalmente a músculos, ossos, tendões, ligamentos, articulações e estruturas adjacentes.



Dores musculares por exercício físico: o que fazer 


Descanso

No caso de serem dores musculares de baixa intensidade onde não há inchaço, repousar as áreas do corpo afetadas por uns dias ajuda no processo de recuperação e minimiza as dores sentidas.



Gelo

Nas primeiras 48 horas após realizar atividade física, pode aplicar gelo sobre a zona muscular afetada durante 10 a 20 minutos para reduzir o inchaço e inflamação. O frio tem características analgésicas que ajudam a atenuar as dores e reduzir a inflamação.



Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios

Quando o descanso e o gelo não são suficientes para aliviar as suas dores musculares, a medicação pode ser o próximo passo a seguir. Como gel para aplicar localmente, existem o Voltarem Emulgel para a aplicar três vezes ao dia, ou o Reumon Gel, que deve aplicar também três vezes ao dia com massagem no local dorido.



Alongamentos

Alongar o músculo dorido de forma suave aumenta a circulação na área afetada melhorando a recuperação.



Massagem 

Algumas das dores desenvolvem-se devido à fraca circulação sanguínea nos músculos exercitados, portanto, se massajar as áreas afetadas de forma lenta, vai aumentar a circulação sanguínea favorecendo a recuperação.



Exercícios regulares 

Estes exercícios devem ser aumentados lentamente de muito suaves a mais vigorosos. Podem ajudar a restaurar o tónus muscular. Pode caminhar, andar de bicicleta e nadar.



Prevenção das dores musculares 

  • Deve iniciar sempre o exercício com um período de aquecimento.
  • Deve respeitar os seus próprios limites.
  • O período de aquecimento irá preparar o seu corpo para o esforço que vem a seguir. Exercícios de alongamento e um período de caminhada prepara os músculos para o esforço, aumentando o fluxo de sangue e de oxigénio, evitando as distensões musculares
  • O mais importante é que inicie a atividade física lentamente, moderando o esforço.

Veja também:

Raquel Pacheco Neves Raquel Pacheco Neves

Farmacêutica, Raquel Pacheco Neves é especialista na prevenção e no tratamento das mais variadas patologias, no que à farmacologia diz respeito. Com uma paixão especial pela puericultura, a promoção da saúde tem sido, desde sempre, o seu principal objectivo profissional.
O seu mais recente projeto é o portal Bébéu.