PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

7 dores no corpo que não pode ignorar

Dor de cabeça repentina? Peito subitamente com um grande aperto? Formigueiro nos pés? Estas dores no corpo requerem atenção imediata!

7 dores no corpo que não pode ignorar
Não ignore os sinais!

Existem determinadas situações em que não deve mesmo deixar de fazer uma visita ao médico ou às urgências. Pode até ser uma situação de falso alarme; mas caso não seja, pode muito bem ter tomado uma atitude que lhe salva a vida… Conheça algumas das dores no corpo que não deve ignorar.


7 dores no corpo que não deve ignorar


1. Dor na região peitoral

O ataque cardíaco está muito associado a dores que começam no peito. Mas nem sempre este problema aparece assim… Imaginemos o cenário: chegou de uma corridinha, está bastante transpirado e com o coração acelerado e começa a sentir uma dor na mandíbula. Pensa para si mesmo: devo ter trincado alguma coisa com mais força… Mas cuidado: pode bem ser o início de um ataque cardíaco!

Tenha muita atenção a dores no corpo na zona peitoral: ombro, braço, abdómen, mandíbula inferior e garganta. Se sentir uma dor súbita em algumas destas áreas do corpo, peça ajuda rapidamente.

 

2. Dor de cabeça súbita

Da mesma maneira que algumas dores de cabeça desaparecem do nada, outras surgem do nada, e algumas delas iniciam-se com pontadas lancinantes.

Cuidado com esta dor...ela pode ser sinal de algo muito mais sério do que uma simples dor de cabeça... Se a dor chegar ao ponto de quase toldar a sua visão, ela pode ser sinal de um AVC (acidente vascular cerebral) ou até de um aneurisma. Procure um médico o mais rapidamente possível!

 

3. Dor na parte inferior das costas

Sentir dor na zona lombar é algo relativamente comum, mas por vezes elas podem ir além de um treino mais pesado ou de um “jeito” dado a dormir... Em algumas situações estas dores no corpo podem ser um sintoma de problemas no rim, como por exemplo a formação de cálculos renais, que por vezes desaparecem sozinhos (e de forma muito dolorosa).

Quando um rim é infectado, a sua reação natural é o aumento de volume, o que causa dor nessa região das costas. Se um tumor nos rins crescer o suficiente, é possível que sinta dor nessa região.

 

4. Formigueiro nos membros superiores e inferiores

Sabe aquela sensação de quando esteve sentado com a pernas à chinês ou cruzadas durante muito tempo? É esse o sintoma que não deve ignorar caso ele apareça sem motivo aparente.

Este formigueiro deve-se à diminuição da circulação sanguínea e em situações normais acaba por desaparecer após movimentarmos algumas vezes os braços ou as pernas.

No entanto, caso esteja difícil de recuperar sensibilidade, procure rapidamente um médico: isto pode ser um sinal de dano nos nervos, uma neuropatia periférica.

 

5. Dor persistente nas articulações

Nem sempre as dores nas articulações são sinais de artrite, a doença gerada pelo desgaste da cartilagem com o passar do tempo.

A rigidez e o inchaço das articulações podem ser causados pelo lúpus, uma doença  autoimune que pode afetar a pele, os rins, o cérebro e outros órgãos.

Além disso, a hepatite, uma doença que afeta o fígado, também inclui nos seus sintomas a dor nas articulações.

 

6. Cãibras nas pernas

Cãibras nas pernas acompanhadas de inchaço e vermelhidão? Muito cuidado, pode ser sinal de um coágulo sanguíneo! Visite o seu médico e faça uma ecografia.

Apesar de ser tentador, não faça massagens na zona afetada, uma vez que pode causar o derrame desse coágulo.

 

7. Picadinhas recorrentes nos pés

Sente os pés dormentes, com picadinhas ou a arder? Estas dores no corpo podem ser sinal de danos nos nervos ou até de diabetes!

Peça ao seu médico para fazer análises ao sangue e verificar os índices de glicose no sangue.


É certo que pode até ter alguns destes sintomas e na verdade não acontecer nada de grave, mas na dúvida, previna-se! 

Veja também: