Como dormir bem em voos longos

Se adora viajar mas não adora passar horas fechado num tubo voador sem nada para fazer, procure pôr o sono em dia. Saiba como dormir bem em voos longos.

Como dormir bem em voos longos
Saiba que é possível dormir bem em voos mais longos

Se vai embarcar num voo de longo curso, certamente se questiona se é possível dormir bem em voos longos. É possível, contudo deve ter em atenção alguns aspetos.

Se mesmo quando voa em voos curtos se sente desconfortável e sem posição para dormir, sabe o quão importante será adormecer com os anjinhos num voo tão comprido, pois com o tempo cada pequeno barulho se tornará irritante para si.

Siga as nossas indicações e talvez consiga dormir umas horinhas ou, quem sabe, o voo todo.

Eis como dormir bem em voos longos

aviao na pistaFonte da imagem: Candice Briggs

Escolha o melhor lugar

Não falamos aqui do melhor lugar como sendo o mais confortável, consideramos o melhor lugar aquele que melhor se adequará às suas necessidades.

Por exemplo, se não aguenta muito tempo sem ir à casa de banho, o melhor será escolher um lugar no corredor, bem como se for alto e tiver que se levantar várias vezes para esticar as pernas.

Se, por outro lado, adormece se ficar muito tempo a olhar para as nuvens, talvez seja melhor optar pelo lugar junto à janela.

Ao escolher o melhor lugar para si, está também a proporcionar uma melhor viagem aos outros passageiros, ao não obrigar que alguém se levante de propósito para lhe dar passagem para o corredor do avião, por exemplo.

Leve os seus phones

Ao sugerirmos que leve os seus próprios phones, não implica que tenha que levar um mp4 ou um telemóvel carregado de músicas para o ajudar a dormir bem em voos longos.

Grande parte dos aviões possui já sistemas de entretenimento nos bancos, que oferece um vasto leque de músicas e vídeos pensados para o entreter em voos longos. Os aviões equipados com estes sistemas costumam oferecer phones aos passageiros, mas estes passam sempre de mão em mão e nem sempre chegarão a si no melhor estado.

Respire

Caso seja normal acumular algum nervosismo, o truque para se manter em equilíbrio durante um voo longo será respirar calmamente durante uns 10 a 20 minutos.

Feche os olhos e inspire suavemente e expire. Se isto o acalmar, quem sabe não será o seu truque para dormir bem em voos longos?

Evite a cafeína

Se não consegue passar um dia sem consumir cafeína, procure fazê-lo de forma mais cautelosa caso realmente pretenda dormir bem em voos longos.

Ao invés de cafeína, opte por um chá de ervas calmantes, poderá ser o seu melhor aliado para sobreviver a um longo voo e dormir descansado.

Vista-se de forma confortável

Para que se sinta relaxado, vista uma roupa confortável e que o possa ajudar a descansar facilmente. Leve consigo camadas de roupa que pode adicionar facilmente se tiver frio e remover facilmente se tiver calor.

Ponha-se à vontade, retire o seu calçado e mentalize o corpo de que é hora de relaxar. Uma boa almofada de viagem irá ajudar a um descanso mais natural; conheça as 4 melhores almofadas de viagem.

Seja flexível

Embora saibamos que há outros fatores importantes na reserva de um voo, como por exemplo o preço mais económico ou a melhor hora para chegar a uma cidade e ainda conseguir explorá-la durante o dia, consideramos que, com flexibilidade de horários, o voo será mais relaxante, isto é, se costuma ter problemas em dormir em voos, procure comprar um voo noturno, pois sentirá naturalmente sono.

Se mesmo assim acha que será impossível dormir bem em voos longos, leia o nosso artigo sobre como sobreviver a um voo longo.

Veja também: