Dormir de soutien: sim ou não?

É uma pergunta frequente entre as mulheres e está na hora de lhe dar resposta: posso dormir de soutien?

Dormir de soutien: sim ou não?
Vamos quebrar o mito

Dormir de soutien ou não? Eis a questão. A resposta varia de pessoa para pessoa, pois cada uma sente o seu corpo de forma diferente, mas a verdade é que há mulheres que afirmam sentirem-se mais confortáveis a dormir de soutien.

Originalmente, os soutiens foram criados para mulheres que sentiam desconforto e dores nas costas, de forma a apoiar mais o peito, mas a verdade é que o seu uso está totalmente massificado, de dia pela grande maioria e de noite para uma percentagem de mulheres.

Há rumores de que dormir de soutien está associado a uma série de perigos desvantagens, como o aumento da probabilidade de desenvolver cancro da mama ou até por propiciar, de forma precoce, peitos descaídos.

Marina Maslovaric, médica de ginecologia e obstetrícia da American College of Obstetrics and Gynecology, ajuda a desvendar algumas das questões para que consigamos chegar a uma conclusão.

Dormir de soutien…

Aumenta a probabilidade de cancro?

Sobretudo nos últimos cinco anos, muito se tem “ouvido” que dormir de soutien pode aumentar a probabilidade de cancro da mama. No entanto, Marina Maslovanic garante que não existe nenhuma evidência científica que comprove isto.

Além disso, dos testes que foram realizados, as amostras são ainda muito pequenas e há sempre fatores de influência como a idade da mulher, o tamanho do seu peito, antecedentes familiares, entre outros.

Faz com que o peito fique descaído precocemente?

Aqui está outro mito. Não existe forma de comprovar que o uso intensivo de soutien faça o peito descair. O que se sabe é que o fator idade, a gravidez e a amamentação poderão ajudar a gravidade a fazer das suas mais cedo do que o previsto. Quanto ao uso de soutien, não é possível fazer uma correlação direta.

Ajuda a manter o peito firme e levantado por mais tempo?

Se já estava a bater palmas de contente porque dorme de soutien e acha que assim está a contribuir para a firmeza do seu peito, também não é assim. A verdade, de acordo com esta médica especialista é que dormir de soutien não ajuda nem desajuda na firmeza do peito.

Veredicto final

A resposta à pergunta “devo dormir de soutien” é muito simples: sente-se melhor a dormir com um? Durma. Escolha um tecido confortável (se possível algodão) e procure que o soutien não tenha aros. Mas se é isso que lhe traz mais repouso e conforto durante o sono, esta médica especialista convida-a a sentir-se totalmente à vontade para o fazer.

Veja também: