PLANO DE SAÚDE MEDICARE - 6 mensalidades sem compromisso

Dormir para emagrecer… sim, é verdade!

Ainda sonha em perder esses quilinhos a mais? Então sonhe, que dormir afinal é bom para emagrecer. 
 

Dormir para emagrecer… sim, é verdade!
Parece bom demais para ser verdade, mas é possível

Uma boa noite de sono é essencial para o bom funcionamento do organismo. Até aqui nada de novo. O que talvez seja novidade é que afinal dormir é também benéfico para emagrecer. Sim, leu bem: até a dormir pode perder peso.

De facto, (emagrecer nem sempre é fácil, principalmente quando não se dormem as horas necessárias por dia. A verdade é que o sono tem um forte impacto no nosso bem-estar e assume também um papel importante na perda de peso. A boa notícia é que se tiver em conta algumas dicas e incorporar alguns cuidados na sua rotina diária pode potenciar os resultados de uma boa noite de sono e até para emagrecer. 


4 dicas para emagrecer enquanto dorme


Durma num quarto completamente escuro

Quando dorme num quarto totalmente escuro, o organismo produz melatonina, uma hormona que, segundo um estudo publicado no Journal of Pineal Research, não só contribuiu para a sonolência, mas que também ajuda a queimar calorias. Por isso se ainda há luz a entrar no seu quarto trate de a bloquear.

 

Reduza a temperatura do quarto

Dormir num quarto com temperaturas mais baixas pode ajudá-lo a queimar mais calorias durante a noite. E se não acredita, saiba que o argumento é suportado por uma pesquisa conduzida pelo National Institute of Health Clinical Center, nos EUA. O estudo indica que as pessoas que dormem em espaços com temperaturas até 19º C queimam mais calorias (mais 7%) do que aquelas que dormem com temperaturas de 24ºC, por exemplo.

Pode até parecer pouco, mas esses 7% estão a perder peso enquanto dormem. E há uma explicação para isso. Os organismos das pessoas que dormem com temperaturas mais baixas são obrigados a trabalhar mais arduamente (ou seja, a queimar mais energia) para subir a temperatura corporal, queimando por isso mais calorias e perdendo peso durante o sono.  



Exercite-se à noite

O exercício não podia faltar e neste caso até pode ajudar a emagrecer. Segundo um estudo desenvolvido pela Fundação Americana de Medicina do Sono, a maioria das pessoas que pratica exercício físico afirma dormir melhor. Ao exercitar-se algumas horas antes de ir dormir vai estar a acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, vai queimar calorias mesmo estando a dormir.
 


Cuidado com as quantidades ao jantar

Nem 8, nem 80. É certo que deve evitar comer demasiado ao jantar e muito menos ir imediatamente para a cama após a refeição, com o estômago cheio. Mas isso não significa que deva comer pouco ou nada e deitar-se de estômago vazio. O ideal é que ao jantar consuma, dizem os especialistas, 15 a 25% das calorias diárias.  



Dormir para emagrecer

Se é daqueles que gosta de dormir, agora tem uma boa razão para gostar ainda mais. Ponha em prática estas dicas e não só ganha uma boa noite de sono, como ainda perde alguns quilinhos.

Veja também: