7 dicas para reduzir ou eliminar o duplo queixo

O duplo queixo pode ser causado por fatores como o envelhecimento e a obesidade. Aprenda a disfarçá-lo ou até mesmo a removê-lo, ao ler este artigo.

7 dicas para reduzir ou eliminar o duplo queixo
O duplo queixo é um problema que afeta tanto homens como mulheres

O duplo queixo, ou “papo”, é uma das consequências do envelhecimento e ocorre devido a uma acumulação de tecido gordo localizado no pescoço.

Esse tecido vai ficando descaído, por perder a firmeza com o passar dos anos, e acaba por formar o que parece ser um segundo queixo, uma vez que o contorno da linha do maxilar se torna menos definido.

O problema surge, geralmente, a partir dos 45 anos e afeta tanto o sexo masculino como o feminino.

Duplo queixo: causas e tratamentos


Causas

Esta mudança estética costuma ter origem no envelhecimento da pele, mas também pode ser causada pela hereditariedade, retenção de água e obesidade, ou ocorrer em pessoas que perderam muito peso. Tenha especial atenção e cuidado com os erros de postura, pois podem agravar o problema.

Tratamentos para eliminar o duplo queixo

Existem tratamentos indicados por dermatologistas que podem ajudar a melhorar o aspeto do tecido gordo formado em redor do pescoço, ou até mesmo removê-lo em apenas alguns minutos, como é o caso da cirurgia plástica.

Alguns desses tratamentos mais avançados podem ser feitos em clínicas de estética, que prometem dar ao cliente uma aparência mais rejuvenescida e uma pele mais firme, através do uso de tecnologias adequadas a esse efeito, como a lipoaspiração.

A lipoaspiração do queixo é uma cirurgia estética em que é aspirada a gordura acumulada na zona do queixo, e costuma ser feita em indivíduos com excesso de peso. No entanto, existem casos em que o mais indicado é o lifting de rosto, que remove o excesso de pele da região afetada.

Há, também, a possibilidade de usar apenas o ácido desoxicólico, aconselhado por profissionais na área, que o injetam na gordura por baixo do queixo que se deseja eliminar. Este irá destruir a membrana celular, a que os médicos chamam gordura submental, o que dilui o duplo queixo. O tratamento deve ser feito em várias sessões e a recuperação demora poucos dias.

Como reduzir ou eliminar o duplo queixo


duplo queixo

Existem ainda algumas dicas simples, dada por especialistas, que podem ajudar a diminuir a gordura acumulada no pescoço. Tome nota.

1. Perca peso

Uma das melhores maneiras de perder o duplo queixo é reduzir o seu peso, pois a obesidade é um dos fatores que causam essa gordura acumulada no pescoço. Para isso, deve fazer exercício físico com regularidade e mudar os seus hábitos alimentares.

Ter uma alimentação saudável, rica em fibras e onde haja uma redução significativa do sal e do açúcar, além de gordura e calorias, irá ajudar à perda de peso.

Opte por comer peixe pelo menos três vezes por semana, pois o Ómega 3 e Ómega 6 irão suavizar a pele desde o seu interior, além de melhorarem a sua elasticidade, o que causará uma redução dessa pele de forma natural.

Não se esqueça da vitamina E, uma substância essencial para melhorar a firmeza e a elasticidade da pele. Coma muitas saladas, legumes, centeio, arroz integral, maçãs e nozes.

2. Beba muita água e evite o álcool

Deve também beber muita água para limpar o seu sistema e ajudar a prevenir a retenção de líquidos. Oito copos de água por dia é o recomendado. Evite o álcool em excesso, pois esta bebida é responsável pelo inchaço do rosto.

3. Trate as intolerâncias alimentares

As pessoas que sofrem de alergias alimentares, síndrome do intestino irritável ou intolerância em relação a determinados alimentos, como os que contêm glúten ou lactose, costumam ter muitas vezes os rostos mais cheios.

4. Cuidado com as hormonas

Se o seu rosto tende a inchar durante o período menstrual, deve falar com o seu ginecologista para que este lhe avalie a quantidade de hormonas que tem. Antes da ovulação acontecer, a hormona da progesterona aumenta, sendo responsável pela maioria dos sintomas da Tensão Pré-Menstrual (TPM), inclusive o inchaço facial.

5. Disfarce o duplo queixo com maquilhagem

Uma forma de desviar a atenção do seu queixo é maquilhar os olhos, para que a beleza seja realçada nessa zona facial. Se tiver o cabelo pela altura dos ombros irá atrair os olhares para a zona do pescoço. O melhor é ter o cabelo abaixo dos ombros, pois se for comprido parecerá que tem o rosto mais alongado.

No caso dos homens, ter barba e cortá-la de forma cuidada irá ajudar a disfarçar o “papo”.

Evite usar colares ou roupas que possam fazer os outros olharem para a zona do pescoço. Opte por um vestuário que cubra o duplo queixo, como blusas com gola, um lenço ou um cachecol.

Deve também ter uma postura direita, pois as costas esticadas fazem com que os ombros estejam colocados para trás e isso ajuda a que não se acumule gordura no pescoço.

6. Massagens e máscaras

Fazer massagens na zona do duplo queixo é muito benéfico, principalmente se for usado óleo de trigo, pois contém uma elevada quantidade de vitamina E, que hidrata, tonifica e estica a pele. Faça uma massagem todos os dias em volta da zona do queixo e irá ver resultados aos poucos.

Antes de se deitar, pode também colocar um pouco de óleo de trigo no duplo queixo. O óleo deve permanecer nessa zona entre 10 a 15 minutos. Também existem cremes que podem ser aplicados para tornarem a pele menos flácida.

7. Pratique exercícios faciais

Fazer exercícios que envolvam os músculos localizados no pescoço é importante para os tornar mais firmes e, assim, diminuir o “papo”.

Experimente sentar-se com as costas direitas, inclinar a cabeça para trás e olhar para o teto. Depois, tente empurrar o queixo para a frente, ou aponte os lábios em direção ao teto e faça beicinho dez vezes. Pode também abrir e fechar a boca, de maneira a sentir que os músculos dessa zona estão a trabalhar.

Outro exercício possível é abrir a boca e levantar a língua o máximo que conseguir, durante quarenta segundos. Depois disso irá sentir esses músculos a contraírem-se.

Estes exercícios recomendados devem ser repetidos três vezes ao dia, todos os dias, e de forma lenta e controlada. Isso irá ajudar a tonificar os músculos debaixo do queixo.

Sumos naturais que ajudam no problema do duplo queixo


sumos detox

Ter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, e que ajuda a eliminar toxinas e a hidratar, traz firmeza à pele. Os sumos e batidos naturais podem ser fortes aliados para conseguir alcançar este objetivo. Damos-lhe a conhecer os benefícios de algumas dessas bebidas.

Sumo de maçã e beterraba

Esta bebida, muito nutritiva e refrescante, consegue eliminar toxinas e evitar a retenção de líquidos. Deve bebê-la antes das refeições, pois ajudará a digerir melhor os alimentos e a obter uma sensação de saciedade, além de ser benéfica para a pele.

Sumo de melão

O melão é uma boa opção para tonificar a pele e evitar assim a acumulação de gordura. O melhor é ingerir esta bebida todas as manhãs.

Sumo de limão e menta

Este sumo é também um excelente antioxidante, e ajuda a evitar a acumulação de líquidos e a eliminar toxinas, além de revigorar a pele.

Veja também:

Cátia Tocha Cátia Tocha

Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde concluiu Licenciatura e Mestrado, começou o seu percurso como jornalista na Rádio. Hoje, escreve sobre diferentes áreas e tem já alguns anos de experiência na escrita para meios online.