E se eu abrir a minha própria empresa?

Muitas pessoas têm o sonho de criar a sua própria empresa, mas pelo medo de arriscar, pela falta de capital, acabam por adiar esse sonho. Este artigo vem exactamente mostrar o que pode ganhar ao abrir a sua própria empresa.

E se eu abrir a minha própria empresa?
Vantagens e desvantagens de abrir uma empresa

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancers

Uma grande vantagem de ter a sua própria empresa, sendo esta a mais notória, é que passa de funcionário a chefe, aumentando, portanto, a sua vontade de produzir, de obter resultados, porque quem fica a ganhar com isso, é você mesmo.

 

A nível fiscal, também as empresas são mais “beneficiadas” que os contribuintes singulares, uma vez que as empresas estão sujeitam ao IRC, que ronda os 25%, enquanto o IRS, taxa cobrada sobre os rendimentos singulares, pode variar e chegar até aos 50%. Além disso, existem despesas que os contribuintes individuais não podem deduzir mas já as empresas podem.

 

Ao abrir uma empresa também estará a contribuir para o crescimento do país, pois contrata serviços de outras empresas, proporciona emprego, paga impostos, salários, estando portanto a movimentar a economia.

 

O facto de criar novos postos de trabalho é bom tanto para a economia, como para a pessoa contratada, como para si que só tem a ganhar se tiver colaboradores empenhados e produtivos, e em parte isso depende do tipo de patrão que for. Trate os seus funcionários, como gostaria de ser tratado e verá bons resultados.

 

No inicio, é certo que terá que dedicar muitas horas, se calhar não vai ter férias nem folgas, para poder erguer o seu negócio. No entanto, à medida que o tempo for passando, verá que pode organizar o seu horário, para que nem precise de estar tanto tempo presente no local de trabalho, tendo mais tempo disponível, para procurar novas oportunidades de negócio, para passar mais tempo com a família ou até para recuperar aquele hobbie que foi abandonado por falta de tempo.

 

Também lhe pode interessar: como criar uma empresa passo a passo.

 

Outro aspecto vantajoso é que ao passo que num trabalho por conta de outrem, a possibilidade de crescer está condicionada pela antiguidade no posto de trabalho, pela análise do empregador; num negócio próprio, tudo depende de si, da sua visão, da sua determinação.

 

Finalmente, a satisfação pessoal é a maior vantagem, porque faz o que gosta e tem rendimentos disso, não tem que dar satisfações a nenhum patrão, cria novos posto de trabalho, tem independência financeira, cria um património para a sua família, é dono do seu próprio destino.

 

Veja também: