Earphones ou headphones: quais os melhores?

Earphones ou headphones? As diferenças estão só no tamanho ou refletem-se na qualidade do som? Tudo o que precisa de saber para tomar a decisão mais acertada.

Earphones ou headphones: quais os melhores?
Música para os seus ouvidos

O tamanho é a primeira diferença e a mais óbvia. Mas há outras. Ao decidir sobre earphones ou headphones, também devemos considerar a qualidade do som, o orçamento  e vários outros aspetos. Saiba tudo.

Earphones ou headphones: como escolher?

Tamanho

O tamanho de uns e de outros é a diferença mais óbvia e reflete-se na sua funcionalidade, o que faz toda a diferença na hora da compra. Como são mais pequenos, os earphones são mais fáceis de transportar do que os headphones.

Conforto

Quais são mais confortáveis: earphones ou headphones? Esta questão varia muito com o gosto pessoal de cada utilizador. Os fãs de headphones consideram que as almofadas dos headphones tornam-nos mais confortáveis, enquanto aqueles que preferem earphones dirão que as borrachas tornam estes phones tão ou mais confortáveis do que os headphones.

Isolamento de som

Entre earphones ou headphones não existe verdadeiramente uma grande diferença neste campo. Apesar de tudo, um bom par de earphones consegue isolar o utilizador do mundo exterior, visto que as borrachas acabam por fechar completamente o canal auditivo. Com os headphones, a almofada pode tapar toda a orelha e fazer um bom isolamento.

Qualidade de som

Regra geral, os headphones tendem a ter uma menor qualidade de som. Principalmente quando o objetivo é ouvir música a um nível relativamente alto, sem qualquer distorção. Contudo, visto existe uma enorme variedade de equipamentos e claro que há muitos earphones com elevada qualidade de som.

Partilha

Um ponto que também acaba por ser importante para quem gosta de partilhar música com amigos. Com os earphones, é possível partilhar aquilo que estamos a ouvir a qualquer momento, cedendo um dos phones a outra pessoa. Com os headphones, claro, tal já não é possível.

Orçamento

Os earphones tendem a ser bem mais baratos do que os headphones, mas claro que há earphones e headphones para todos os preços. Neste aspeto, aconselhamos a gastar algum dinheiro nuns phones de qualidade, não só pela qualidade do som, mas principalmente pela saúde dos seus ouvidos.

Conclusão

Earphones ou headphones? Não há uma resposta concreta para “quais os melhores”. Ambos têm vários prós e contras. A decisão vai sempre depender dos gostos pessoais do utilizador e, principalmente, da qualidade dos phones. Tudo depende daquilo que o utilizador pretende e de quanto está disposto a investir. O nosso conselho é que dispense algum tempo a experimentar vários modelos dois dois tipos de phones para tomar a decisão mais acertada.

Veja também:

Nuno Margarido Nuno Margarido

Jornalista formado pela Universidade de Coimbra, assume-se uma pessoa curiosa e até a mais simples engrenagem ou linha de código o fascina. Os seus interesses dividem-se por vários mundos, com destaque para a tecnologia, o gaming, o vídeo, a fotografia e o cinema.