Publicidade:

Eletrocardiograma: o que é e para que serve

Saiba o que é e para que serve um eletrocardiograma com este guia. Saiba ainda quem e quando deve realizar este exame, entre outras informações.

Eletrocardiograma: o que é e para que serve
Cuide do seu coração

Se já pensou em fazer um eletrocardiograma ou se o seu médico lhe falou sobre essa possibilidade na última consulta e não sabe para que serve este exame e por que razão é geralmente indicado, este artigo pode ajudar.

As doenças cardiovasculares causam mortes todos os dias, mas muitos casos podem ser evitados com a adoção de estilos de vida saudáveis e com a prevenção, através, por exemplo, da realização de exames de diagnóstico como o eletrocardiograma.

Eletrocardiograma: o que deve saber


O que é e para que serve um eletrocardiograma?

Também conhecido por ECG, o eletrocardiograma representa graficamente os impulsos elétricos produzidos no coração, que permitem registar e medir a atividade elétrica cardíaca.

Este exame auxiliar de diagnóstico possibilita detetar arritmias e outras alterações cardíacas, que irão ajudar a orientar o diagnóstico e a necessidade de investigação adicional.

Quando se deve fazer um eletrocardiograma?

O exame é feito em situações de urgência, quando há suspeitas de doenças cardíacas e como medida preventiva, em geral, por volta dos 40 anos.

O eletrocardiograma deve ser sempre realizado quando existe suspeita de patologia cardiovascular. A regularidade deste exame será decidida pelo médico assistente ou de acordo com protocolos já estabelecidos, como por exemplo na medicina do trabalho.

doencas cardiacas

Há cuidados a ter e riscos associados à realização do eletrocardiograma?

Regra geral, não é necessária preparação prévia nem existem riscos associados.

Como é feito e qual a duração este exame?

Depois de feita a confirmação e registo dos dados pessoais e da informação clínica, o exame será realizado por um técnico especializado, num ambiente tranquilo, com o paciente deitado e em tronco nu.

Depois, são colocados elétrodos no tórax e um em cada um dos membros que serão ligados por cabos ao eletrocardiógrafo. Após esta ligação, será impresso um traçado em papel térmico quadriculado para posterior interpretação do médico. O exame tem uma duração aproximada de 10 minutos.

Algumas dicas para prevenir as doenças cardiovasculares


1. Realizar atividade física regularmente;

2. Ter uma alimentação equilibrada e saudável;

3. Controlar o peso;

4. Evitar o stress, descansar e dormir bem;

5. Deixar de fumar e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.

Veja também: