Publicidade:

Truques para eliminar o cheiro a tabaco: casa, roupa, cabelo e mãos

Todos sabemos que a melhor forma de eliminar o cheiro a tabaco é mesmo deixar de fumar. Porém, nem sempre este odor é da nossa responsabilidade.

Truques para eliminar o cheiro a tabaco: casa, roupa, cabelo e mãos
Acabe com um dos cheiros mais indesejados

Todos nós já carregámos na nossa roupa ou cabelo o odor desagradável do tabaco. E, muitas vezes, por mais que tenhamos feito o possível, não nos conseguimos livrar daquele cheiro – o que se torna bastante desconfortável, sobretudo se tivermos algum compromisso importante onde nos temos de apresentar de imediato. Para o ajudar a eliminar o cheiro a tabaco, reunimos uma série de dicas que vão ensiná-lo a erradicar esse dor de qualquer zona.

Eliminar o cheiro a tabaco da casa


cheiro a tabacoFonte: Pexel/iriser

Abra as portas e as janelas

Mantenha todas as portas e janelas possíveis abertas enquanto alguém fuma e mesmo depois. A circulação de ar fresco pela casa é a melhor forma de eliminar o odor do cigarro.

Use vinagre

Distribua o vinagre pela casa, em pequenos potes ou, então, molhe uma esponja em vinagre e deixe-a na divisão da casa com o odor de tabaco. Também pode aplicar esta solução no carro. Embeba uma toalha em vinagre e deixe-a, durante a noite, no carro com os vidros fechados. No dia seguinte, não sentirá qualquer cheiro a tabaco. Finalmente, para situações mais extremas, faça um preparado de vinagre e água, molhe um pano e lave as paredes com essa mistura, passando depois um pano seco.

Perfume uma lâmpada

Deixe cair algumas gotas de perfume sobre uma lâmpada que esteja fria, claro. Quando acender a luz sentirá que, à medida que a lâmpada aquece, ela vai libertar esse aroma pelo ambiente, anulando o cheiro a cigarro.

Distribua carvão ativado

O carvão ativado é um ótimo desodorizante do ambiente. Coloque uma pequena quantidade em potes e distribua pela casa. Problema resolvido!

Coloque areia para gatos no cinzeiro

É mesmo isso. O que irá acontecer é que, ao apagar o cigarro, a areia irá impedir que o odor se espalhe. Claro que para dar efeito é preciso ir renovando a areia.

Espalhe bicarbonato de sódio no tapete

Esta dica pode aplicar-se a tapetes, carpetes ou móveis. Deixe o produto atuar durante a noite e, no dia seguinte, aspire o pó. Ele irá entranhar os odores e a sua casa ficará livre do mau cheiro.

Eliminar o cheiro a tabaco da roupa


Lave a roupa

A solução mais óbvia é mesmo lavar a roupa, mas, para isso, deve usar uma solução especial: encha a máquina de água, use a temperatura mais alta permitida pela roupa e misture uma chávena de vinagre branco ou de bicarbonato de sódio à água. Depois faça um programa de lavagem normal, com o detergente e amaciador habitual. Se necessário, lave depois o interior da máquina, pois o cheiro a tabaco contido na roupa, pode depois ficar no interior da máquina.

Use um saco plástico

Coloque as roupas dentro de um saco plástico e feche-o. Insira dentro do saco toalhitas com detergente e vá verificando, diariamente, se o cheiro ainda persiste. Vá trocando as toalhitas, sempre que necessário. Se preferir, pode substituir as toalhitas por bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de pó por cada peça. Agite, rejeite o excesso e vá verificando o estado das peças.

Areje as roupas

O método mais tradicional é mesmo pendurar as roupas, de preferência, ao ar livre e num dia com sol e alguma brisa. Para acelerar o processo, borrife as peças com produtos específicos, como removedores de odores para tecidos.

Eliminar o cheiro a tabaco do cabelo


Use um champô seco

O champô seco pode bem ser a melhor solução, caso não possa tomar banho e precise de sair. Ele vai eliminar o odor e dar um look fresco ao seu cabelo.

Espalhe pó de talco

Com as mãos, passe o talco pelos fios dos cabelos, abane bem a cabeça para remover o excesso e adeus maus odores!

Recorra ao secador

Ventile o cabelo no modo frio por cerca de 5 minutos. Verá que também obterá um bom resultado.

Eliminar o cheiro a tabaco das mãos


Esfregue as mãos em folhas secas

As folhas são uma das melhores formas de neutralizar odores e, logo, eliminar o cheiro a tabaco. Passe as suas mãos por elas e verifique os seus efeitos.

Lave com vinagre

O vinagre é outra solução. Se preferir, pode diluí-lo em água e lavar as suas mãos com essa solução.

Use citrinos

Passe laranja ou limão nas suas mãos e retire o cheiro desagradável dos dedos. Depois deste processo, passe sempre as mãos por água.

Aposte em bicarbonato de sódio

Uma aposta sempre ganha é o bicarbonato de sódio. Esfregue o produto nas mãos com um pouco de água e sabão por cerca de 20 segundos, lave com água corrente e já está! Mãos higienizadas e sem cheiros em segundos.

Eliminar o cheiro a tabaco não é, afinal, tão difícil quanto parece, certo? Siga os nossos truques e dicas e garanta que nem você, nem a sua casa são mais vítimas deste odor tão desagradável e de que nem os fumadores gostam.

Veja também:

Limpeza e Arrumação