Publicidade:

Emagrecer antes do verão: 13 dicas e 3 receitas infalíveis

O sol já começa a aparecer e, com ele, queremos colocar a pele à mostra. Nesta primavera, descubra como emagrecer antes do verão. Receitas leves e truques não faltam.

Emagrecer antes do verão: 13 dicas e 3 receitas infalíveis
Truques para dizer adeus aos quilos extra

Dias de sol, temperatura amena, uma agenda de passeios lá fora… E, claro, mais pele à mostra. A primavera traz consigo o pretexto ideal para emagrecer antes do verão. Se nos dias frios somou uns quilos extra à balança, é certo que quer saber como eliminá-los antes da estação da praia.

É o seu caso? Chegou ao sítio certo: temos para si uma lista de dicas e receitas para emagrecer antes de vestir o biquíni.

13 dicas para emagrecer antes do verão


emagrecer antes do verao

1. Comece já a praticar exercícios

Investir numa dieta saudável é uma das regras de ouro, mas se quer perder peso e volume até à chegada do verão, aposte na atividade física – esta é, aliás, a combinação perfeita para emagrecer. Todos os dias, durante pelo menos meia hora, mexa o corpo. Se não tem tempo ou dinheiro para ir ao ginásio, pegue nas sapatilhas e comece a caminhar ou a correr pela sua cidade.

Deixe as desculpas de lado e pratique exercício para queimar calorias.

2. Beba água

Beber entre 2 a 3 litros de água, diariamente, é absolutamente indispensável. Se não tem este hábito, pode pensar em adquirir já. Comece a criar objetivos: inicie com 1 litro de água por dia e aumente a quantidade aos poucos. Tenha sempre a sua garrafa de água ao lado, para não esquecer, e lembre-se ainda que não a deve substituir por nenhum outro líquido.

3. Faça 5 a 6 refeições diariamente

A regra aqui é simples: não prolongue os espaços entre as refeições e não fique, mesmo, mais de 3 horas sem comer. Isso vai prevenir exageros à mesa e favorecer o seu metabolismo.

4. Leve sempre consigo snacks práticos

Para os lanches que deve fazer entre as principais refeições (pequeno almoço, almoço e jantar), leve consigo opções simples e práticas, como barras de cereais, sumos naturais, frutas ou iogurte, por exemplo.

5. Troque tudo pela versão light

Sim, comece já a rever as suas escolhas e troque as versões “normais” pelas versões light. Os molhos gordurosos nas saladas e massas? Esqueça. Opte por molhos light – de preferência, feitos em casa. Use e abuse das ervas aromáticas, invista num fio de azeite, não abra mão do vinagre e adicione pouco sal – esta combinação simples vai dar sabor aos seus pratos leves.

emagrecer antes do verao

6. Dê muita cor ao seu prato

Cor no prato é sinónimo de saúde à mesa. Se quer emagrecer antes do verão, aumente o consumo de frutas e vegetais – mas não consuma apenas estes grupos de alimentos. A alimentação deve ser variada e leve, por isso, aposte também nos cereais pela manhã e não esqueça que os ovos são, também, amigos da dieta – desde que não levem gorduras extra.

7. Evite as gorduras, claro

Nem seria necessário dizer, mas se quer mesmo perder peso antes do verão, risque da rotina os alimentos e bebidas que vão prejudicar o seu objetivo: batata frita, panados, frango com pele, bacon, embutidos, doces, bebidas alcoólicas e refrigerantes são exemplos do que deve excluir da ementa.

8. Prefira assados, cozidos e grelhados

Consuma preparações grelhadas, assadas ou cozidas, e lembre sempre de escolher receitas opte simples – aqui a dica é: menos é mais. Ou seja, pratos com menos ingredientes são indicados porque vão somar menos calorias. Bingo!

9. Reduza as porções

Este talvez seja o segredo mais importante a revelar a quem quer perder peso rápido: reduzir as quantidades no prato. Mas, atenção: ninguém quer que passe fome, por isso, moderação é a palavra de ordem. Se comeu o suficiente para não sentir mais fome, não espere pela sensação exagerada de saciedade.

10. Substitua o doce por uma fruta

Deixe para comer o seu docinho de eleição apenas uma vez na semana – e, idealmente, quando já tiver perdido o peso desejado. E já que estamos a falar dos finais de semana, há uma dica essencial e que não pode falhar: estes também são dias de dieta para quem quer emagrecer. Esqueça o “dia do lixo” até atingir o seu peso ideal.

emagrecer antes do verao

11. Controle o stress e a ansiedade

Não é segredo nenhum: o stress e a ansiedade são os grandes inimigos das dietas de emagrecimento. Controle os impulsos com um hábito saudável e simples: pratique um desporto, encontre uma atividade que dê prazer, leia um livro, vá ao cinema mais vezes, invista num hobby… Faça os possíveis para canalizar bem a sua atenção – que deve ser desviada da comida.

12. Marque encontro com a balança apenas uma vez por semana

Não, não deve pesar-se todos os dias. Controle os seus objetivos na balança uma vez por semana, use sempre a mesma, utilize roupas leves e dê preferência às pesagens feitas pela manhã.

13. Comemore as conquistas semanais

Ainda que só tenha perdido algumas gramas, lembre-se que o objetivo é controlar o peso e queimar gordura – por isso, se está a fazer boas escolhas à mesa e a fazer atividade física, está no bom caminho. Não foque apenas nos quilos que ainda faltam desaparecer e comemore, semanalmente, aquilo que já eliminou

Por outro lado, se ganhou peso, analise o que pode ter corrido mal durante a semana que passou e não saia da dieta. Recomece tudo outra vez, com a certeza de que não vai cair nos mesmos erros.

3 receitas para emagrecer antes do verão


Receita para emagrecer rápido: sopa funcional com quase zero caloria

emagrecer antes do verão

Ingredientes
Sumo de 1 limão – 37 calorias
6 ramos de brócolos – 30 calorias
6 ramos de couve-flor – 45 calorias
Salsa, óregãos, cebolinho e manjericão – a gosto
Pimenta moída a gosto

Ingredientes opcionais

1 c. de sopa de sementes de linhaça moídas – 37 calorias
Azeite q.b. – um fio de azeite contém cerca de 40 calorias

Modo de preparação

  1. Coloque a água numa panela, junte as ervas frescas, as couves e os brócolos. Tempere com uma pitada de sal.
  2. Cozinhe tudo em lume brando até amolecer.
  3. Triture o preparado com a varinha mágica, para obter um creme homogéneo.
  4. Aqueça o creme mais uma vez e adicione o sumo do limão.
  5. Depois de quente, tempere com pimenta e um fio de azeite antes de servir.

Receita para emagrecer com gengibre: sumo detox

sumo detox

Ingredientes
1 pêra – sem caroço
1 ananás descascado
1/2 c. de chá de gengibre em pó
1 copo d’água

Modo de preparação

  1. Triture todos os ingredientes no liquidificador e sirva o sumo bem fresco.
  2. Beba logo pela manhã.

Receita para emagrecer e perder barriga: batido de arando e iogurte

batido para emagrecer

Ingredientes
1 iogurte desnatado
1 chávena de arandos vermelhos

Modo de preparação

  1. Sabia que os arandos vermelhos contêm pterostilbene? Esta substância promove a queima da gordura corporal. Já o cálcio presente no iogurte atua para impedir que a gordura consiga acumular-se nas células. Incrível esta combinação, certo? Bata tudo no liquidificador e sirva bem fresco.
  2. Beba o seu batido funcional logo pela manhã.

Se quer emagrecer antes do verão, tem de ter foco. Acompanhe as nossas receitas leves e dicas sobre saúde e alimentação, tome nota de tudo e faça as pazes com a balança até à chegada do calor.

Veja também: