Emagrecer com saúde: 8 dicas essenciais

Quer perder peso sem comprometer o seu bem-estar? Descubra 8 hábitos que deve adoptar para emagrecer com saúde.

Emagrecer com saúde: 8 dicas essenciais
Saiba quais as melhores dicas para perder peso de forma saudável

Muitas vezes, quando se quer emagrecer, procura-se uma qualquer dieta milagrosa que, em poucos dias, mostre já resultados palpáveis. Essa não é a melhor estratégia para o nosso corpo. Perder peso pode não ser um feito fácil ou imediato mas é possível. Saiba quais os hábitos que deve tornar seus para emagrecer com saúde.

8 dicas para emagrecer com saúde

emagrecer com saude

Corte nas calorias

Faça com que a sua ingestão diária de calorias seja inferior ao seu gasto calórico, sem se esquecer que as calorias não são todas iguais. Privilegie alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais e deixe de lado aqueles que nada trazem de bom ao seu organismo.

Mantenha um diário de comida

Faça um plano de refeições e escreva num diário tudo o que come. Assim, poderá escapar à tentação de petiscar entre refeições e controlar onde pode ainda cortar sem comprometer o equilíbrio calórico do seu dia.

Escolha bem os hidratos de carbono

Reduzir a ingestão de hidratos de carbono pode ajudá-lo a perder peso. Alimentos ricos em açúcares adicionados têm, em geral, muitas calorias vazias – aquelas que não trazem qualquer benefício ao corpo –, logo o melhor é deixá-los fora do menu. Estes são os açúcares presentes, por exemplo, nas bolachas, bolos e refrigerantes e não os que se encontram naturalmente nos alimentos (como a frutose). Opte por cereais integrais, leguminosas secas e tubérculos, que são hidratos de carbono complexos que lhe vão fornecer a energia de que precisa.

Coma 5 a 6 vezes por dia

Exacto. Não é necessário torturar-se para emagrecer com saúde. Basta planear todas as refeições e tê-las preparadas para que, quando a fome apertar, possa saciar-se sem comprometer a sua dieta. Bolachas de arroz com manteiga de amêndoa e fruta desidratada são bons exemplos de snacks saudáveis, deliciosos e sem culpa.

Coma devagar

Não tenha pressa. Quanto mais saborear a comida, mais saciado se vai sentir. Tente fazer da refeição um momento importante do seu dia, para que, assim, dê mais valor ao que está a fazer.

Beba muita água

Como principal componente químico do nosso organismo, a água é essencial ao seu bom funcionamento. Contudo, não há uma resposta à pergunta ‘quanta água deve ingerir por dia?’. A verdade é que a fórmula varia de pessoa para pessoa (do quão activa é, do que come, entre outros factores). Assegure-se de que bebe sempre que tem sede e que evita refrigerantes e todos os químicos que trazem consigo.

Faça um pequeno-almoço saudável e um jantar leve

Começar o dia com uma refeição saudável é uma das melhores coisas que pode fazer para emagrecer com saúde. Procure ingerir alimentos nutritivos, como fruta e cereais integrais, que lhe dêem a energia necessária para mais um dia. Já ao jantar, opte por pratos leves e procure comer três horas antes de se deitar. Seja criativo: uma refeição saudável não tem de ser aborrecida. Veja aqui 6 ideias para um pequeno-almoço saudável e 7 saladas deliciosas para todos os dias.

Faça exercício físico

O exercício físico é fundamental para uma vida saudável e com energia. Procure ser activo e não se deixar encantar pelo sofá. Agora que o Inverno está à porta, pode querer considerar inscrever-se num ginásio ou, até, usar o interior da sua casa para se exercitar.

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Isadora Freitas Isadora Freitas

Isadora Freitas é licenciada em Jornalismo e tirou o Mestrado Europeu em Direitos Humanos. Encontra-se atualmente no Camboja, onde ensina Português a guias turísticos e procura explorar esse canto do Mundo. Gosta de ler, escrever, fazer teatro e é apaixonada por rádio e fotografia. É apreciadora de pequenas coisas e gosta de contribuir para as grandes