AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Email template: como escrever um email de candidatura

A forma mais comum de se candidatar a um vaga de emprego é enviando uma candidatura por email. Aprenda qual o melhor email template a utilizar.

Email template: como escrever um email de candidatura
Copie os nossos exemplos

O mundo está cada vez mais tecnológico e os empregadores também. Quase todas as vagas de emprego pedem-lhe resposta por email e o envio do seu currículo. Mas não basta anexar o seu currículo e carregar na tecla enviar.

Quando responde é preciso usar o corpo do email como uma carta de apresentação que diga de forma simples quem é e chame a atenção para as características que a tornam na pessoa ideal para ocupar as funções a que se candidata.

Sabe fazer isso? Não desespere. Damos-lhe aqui algumas ideias para que tenha um email template adequado.


Qual o melhor email template para se candidatar a um emprego

A resposta a uma candidatura de emprego deve obedecer a vários critérios. Além de um currículo bem feito e estruturado é preciso que a informação que consta no corpo do email chame a atenção do recrutador.


1. Apresente-se

Deve começar o email com uma saudação adequada, como “Olá”, seguido do nome da pessoa responsável pelo recrutamento, caso saiba qual é. No primeiro parágrafo deve começar por apresentar-se, com o seu nome, nível académico e curso, e referir a vaga a que se candidata.

Exemplo: “Olá José Moreira, Chamo-me Maria Fernandes e sou licenciada em Design Gráfico, área na qual trabalho há três anos. Gostaria de candidatar-me à vaga de designer na vossa empresa, divulgada no portal jobtide.pt”



2. Fale das suas qualificações

Logo de seguida deve falar das qualificações e experiências profissionais que a tornam ideal para ocupar o cargo a que se está a candidatar. Tratando-se de um email, a mensagem deve ser curta e sem grandes divagações. Por isso, não enumere de forma exaustiva todos os empregos que já teve – isso consta do currículo - realce antes aqueles que lhe deram conhecimentos adequados à função.

Exemplo: “Nos últimos anos trabalhei como designer numa agência publicitária, estando envolvida no desenvolvimento de campanhas para várias marcas nacionais de renome. Criei desde outdoors a flyers e páginas de publicidade para jornais e revistas. Estou habituada a trabalhar em equipa e acredito que podia ser uma mais-valia para a equipa de design da vossa empresa”



3. Despeça-se de forma correta e deixe os seus contatos

Termine o email mostrando-se disponível para dar mais informações sobre o seu currículo e deixe outros contatos além do email para que os responsáveis pelo recrutamento possam contatá-la mais facilmente.

Exemplo: “Agradeço a avaliação da minha candidatura e coloco-me à disposição para qualquer esclarecimento necessário.

Atenciosamente,
Maria Fernandes
Telefone
Site
Redes Sociais (como o LinkedIn)”

Além de utilizar um email template adequado deve ter em conta outros aspetos para que a sua candidatura seja valorizada e não seja posta de parte ainda antes de verem o seu currículo. O email através do qual se candidata deve ser o mais profissional possível, incluindo o seu nome e sobrenome e sem números ou apelidos demasiado pessoais. Deve também rever o texto para evitar enviá-lo com erros ou gralhas.
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: