Publicidade:

Embarcar pela esquerda: por que motivo isso acontece?

Embarcar pela esquerda é algo que todos fazemos quando viajamos de avião e nem pensamos no motivo. Desvendamos o mistério e explicamos o porquê.

Embarcar pela esquerda: por que motivo isso acontece?
Já reparou que entra e sai sempre do avião pela esquerda?

Há várias coisas interessantes a acontecer num avião: desde os procedimentos no cockpit, à preparação das refeições pelos comissários de bordo, à logística de organização de uma viagem num espaço tão pequeno, etc. Isto deixa espaço para curiosidades como por que motivo temos sempre que embarcar pela esquerda.

Não, não tem nada a ver com o lado da estrada por onde se conduz, pois repare que é regra embarcar pela esquerda em todos os países da Europa, América, Ásia, enfim, em todos os países do mundo. E claro que falamos nos tradicionais aviões comerciais, pois nos privados e mais pequenos, as regras bem poderão ser outras. Mais alguma hipótese?

Embarcar pela esquerda: saiba porquê


aviao

Se não faz ideia, então, prepare-se para ser surpreendido, até porque há vários motivos para isso. Os primeiros aeroportos foram instalados para que as aeronaves pudessem posicionar-se de frente para o terminal e, dado que o lugar do piloto fica tradicionalmente no lado esquerdo, privilegiou-se o embarque feito pelo lado esquerdo, de modo a que ele possa ter o máximo de controlo sobre o aparelho.

Alguns dos primeiros aviões tinham portas do lado direito na zona dos passageiros, mas a lógica do campo de visão do piloto prevaleceu.

Outro motivo para embarcar pela esquerda relaciona-se com o facto de que, desta forma, os passageiros não incomodam a tripulação que tem a maior quantidade dos materiais do trabalho no lado direito do avião.

Há ainda uma terceira explicação, relacionada com o mundo marítimo, nomeadamente os navios, que têm o lado da porta, à esquerda, e o do estilete, à direita. Este posicionamento acabou por se transpor também para o mundo dos aviões.

Além disso, é certo que a maioria das aeronaves de categoria de transporte de grandes dimensões têm duas saídas dianteiras e duas traseiras. E a colocação de camiões de catering e o equipamento de carga de bagagens à direita tornam a utilização destas portas pouco práticas para os clientes.

São várias as razões que nos levam a embarcar pela esquerda e que ajudam a esclarecer uma daquelas curiosidades sobre as quais nunca tinham pensado.

Veja também: