Ementa vegetariana: sugestões para esta semana

Cantinas e refeitórios públicos vão contar com opção vegetariana já a partir de junho. O movimento ganha força e é o mote para a ementa vegetariana desta semana.

Ementa vegetariana: sugestões para esta semana
As ideias de Cristina Guimarães, do blog Tomilho-limão

Recentemente as escolas públicas em Portugal passaram a ter que oferecer uma opção vegetariana nas suas cantinas. Seja por questões éticas, por questões de saúde ou simplesmente por gosto ou opção, há cada vez mais adeptos de uma alimentação vegetariana ou de uma redução substancial do consumo de carne ou peixe.

O movimento 2as Sem Carne defende que deixar de comer carne durante um dia da semana não só é benéfico para a nossa saúde, como tem um impacto positivo no planeta. Inspirada nesta ação nacional temos a ementa vegetariana, onde sugerimos para esta semana pratos deliciosos – em que carne não entra, claro. Inspire-se!

Segunda-feira

TAÇA DE QUINOA

Fonte: Peas & Crayons
Almoço – Taça grega de quinoa
Jantar – Alho francês à brás com batata doce

Terça-feira

Almoço – Quiche caprese sem base
Jantar – Nuggets de lentilhas e legumes

Quarta-feira

ALMONDEGAS VEGETARIANAS

Fonte: Cooktoria

Almoço – Estufado de grão e espinafres à espanhola
Jantar – Almôndegas de cogumelos

Quinta-feira

Almoço – Cogumelos recheados
Jantar – Falafel com molho de tahini

Sexta-feira

bolinhos curgete

Almoço – Bolinhos de curgete e cenoura
Jantar – Batata-doce recheada

Sábado

Almoço – Risoto de cevadinha com tomate e manjericão
Jantar – Chili branco de legumes

Domingo

lasanha vegetariana

Fonte: Primavera Kitchen

Almoço – Lasanha vegetariana com courgette e espinafres
Jantar – Sopa de feijão e couve

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Tomilho Limão Tomilho Limão

Cristina Guimarães é a autora do blog Tomilho-limão, que surge fruto de uma imensa curiosidade por tudo o que tem a ver com alimentação e da vontade de partilhar esta paixão com outras pessoas. Adora ir às compras e descobrir novos alimentos, apreciando o colorido dos mercados tradicionais e de planear as refeições da semana, de maneira a garantir uma alimentação equilibrada e variada.