AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emigrar para a Alemanha: guia essencial

Emigrar para a Alemanha é cada vez mais uma opção para muitos portugueses. A forte estabilidade financeira é um fator de atração.

Emigrar para a Alemanha: guia essencial
Saiba como dar os primeiros passos em território Alemão.

Prepare-se para trabalhar lá fora: aprenda a língua mais falada do mundoComeçar já
Está a pensar emigrar para a Alemanha? Não será o primeiro na história portuguesa. Basta pensar que recentemente – durante a década de 90 – milhares de portugueses que se fixaram na Alemanha.
 
Claro que os tempos mudam e com eles as tendências. Se há uns anos atrás, por exemplo, a construção civil era o mercado mais forte e que absorvia grande parte dos emigrantes portugueses, atualmente já não será tanto assim.
 
Para o ajudar a partir com segurança, deixamos-lhe algumas dicas que deve ter em consideração antes de emigrar para a Alemanha. Não perca ainda a nossa infografia no final do artigo

Situada na Europa Central, a Alemanha é o país da União Europeia com maior número de habitantes. De Norte a Sul, esta potência faz fronteira com diversos países, sendo eles a Dinamarca, a Polónia, a República Checa, a Áustria, a Suíça, a França, o Luxemburgo, a Bélgica e a Holanda.

Se está a pensar emigrar para a Alemanha, deve saber que é neste país que se encontra a maior economia da Europa. A Alemanha domina a produção automóvel, mas também as indústrias de mecânica de precisão e dos equipamentos eletrónicos e de comunicação, sendo também dominante em vários setores químicos e farmacêuticos.


Um emprego…

Atualmente a Alemanha é considerado o “motor económico europeu”. Pode parecer-lhe exagerado mas a verdade é que é aqui que se concentram os principais sectores industriais da europa. Seja a indústria automóvel, mecânica de precisão, indústria farmacêutica ou produtos químicos, estes são apenas alguns dos exemplos do tipo de área que fortalecem a economia alemã.
 

… nas áreas mais fortes

Se atentarmos nas áreas mais fortes da indústria alemã, mencionados anteriormente, temos já bons indicadores das áreas em que a procura de emprego terá maiores probabilidades de sucesso. Ainda assim, veja quais as áreas que são “emprego quase garantido” na Alemanha:
 

1. Consultor de gestão de empresas

Uma oferta vasta e salários que se iniciam numa média de 47.500€ anuais (e que podem facilmente ascender aos 350 mil euros por ano) colocam esta posição no topo da lista das ofertas mais “procuradas”.
 

2. Vendas e Marketing

Ainda que os valores possam variar de acordo com o ramo e das posições específicas no âmbito destas áreas, os salários podem variar entre 95 mil euros  a 135 mil euros por ano.
 

3. Profissionais na área de Direito

Também aqui os valores variam consoante se fale de um advogado ou juiz por exemplo. Mas a título meramente ilustrativo, um advogado pode auferir cerca de 40 mil euros por ano, em início de carreira.
 
Mas calma, os exemplos anteriores serviram apenas para lhe dar uma “achega” da realidade laboral alemã. Médicos com especialização, Químicos, Engenheiros (com exceção para os profissionais do ramo da Engenharia Civil), profissionais da área da Banca e Investimento e Especialistas de Informática completam o rol das áreas de emprego mais fortes na Alemanha.
 

Onde procurar??

Se pretende emigrar para a Alemanha, comece já a espreitar as várias possibilidade para encontrar emprego. Além dos sites, mal pise território alemão comece a sondar as todas as possibilidades ao seus dispor, sejam jornais, agências de trabalho ou feiras de emprego.
 
Mas até lá, o melhor mesmo é explorar os sites especializados, como:
1. www.jobtide.pt
2. www.stepstone.de
3. www.monster.de
4. www.jobs.meinestadt.de
5. www.jobs.de
 

Salários

Um ordenado médio, na Alemanha, ronda os 2,000 euros mensais, sem contar com extras como subsídios de férias e de Natal.


Uma habitação

Antes de emigrar para a Alemanha, além do emprego deve procurar informa-se devidamente sobre as condições de alojamento. Como seria de esperar, também no que concerne à habitação os alemães são rigorosos. Só para ter uma ideia, para arrendar um apartamento ou casa pode ter que cumprir alguns requisitos como:
 
1. Entregar uma cópia de um documento de identificação válido (Passaporte, cartão do cidadão);
2. Cópia dos últimos recibos salariais disponíveis ou outro comprovativo de rendimentos, contrato de trabalho, extrato bancário, ou outro indicado;
3. Um comprovativo do último senhorio que ateste a inexistência de dívidas para com ele; 
4. Uma caução a ser definida.
 
Os preços podem não ser dos mais exorbitantes na europa, mas tenha atenção aos custos adicionais (como água, valor da agência imobiliária ou aquecimento, entre outros).
 
Depois disto, resta a procura. Os sites mais comuns são os seguintes:
1. www.immobilienscout24.de
2. www.immowelt.de
3. www.immobilo.de
4. www.wohnungsboerse.net
 

Cuidados de Saúde

Porque a saúde é fundamental, se pretende emigrar para a Alemanha comece a familiarizar-se desde já com os seguros de saúde. Isto porque o sistema de segurança social impõe aos residentes a subscrição de um seguro de saúde, sendo 53% do valor do seguro pago pelo trabalhar e 47% pela empresa. Os valores destes seguros variam de acordo com os rendimentos de cada trabalhador e com o sector em que se insere. 

No caso do seguro de acidentes, as contribuições estão, exclusivamente, a cargo da entidade patronal.
 

Uma cultura, uma língua…

Emigrar para a Alemanha (ou para qualquer outro país) não se limita apenas a informar-se sobre questões como emprego, saúde ou habitação. Há que considerar também a própria cultura. É certo que na Alemanha estão cerca de 200 mil habitantes portugueses, mas não espere que isso lhe facilite a vida. Para começar, é fundamental que tenha - pelo menos - conhecimentos básicos de alemão.


Visto

Tendo em conta que a Alemanha é um pais pertencente à União Europeia, não é necessária obtenção de visto para cidadãos europeus. Se pretende emigrar para a Alemanha necessita apenas de possuir identificação válida (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte). Até aos 3 meses, não é necessária autorização de permanência, no entanto, após 3 meses, é necessário adquirir uma autorização de residência.

infografia alemanha

 
Preparação feita resta dizer:
Viel Glück… Que é como quem diz “Boa sorte”!
Facilite a sua vida fora do país - Curso de Inglês com 20 aulas gratuitas >>
 
Veja também: