AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emigrar para o Brasil

Emigrar para o Brasil é cada vez mais uma opção. O crescimento que o país tem vindo a registar e a procura por mão-de-obra qualificada são dois fatores de atração

Emigrar para o Brasil
Se o país do Samba é um potencial destino para si, saiba o que precisa de fazer antes de partir.

Para os portugueses que decidem emigrar para o Brasil as razões vão mais além do Samba, sol e futebol. Na realidade, a nova vaga de emigração portuguesa rumo ao “país irmão” deve-se ao crescimento económico e à procura de mão-de-obra qualificada.
 
Mas emigrar para o Brasil não são “favas contadas”. A sua partida deve ser ponderada e bem preparada, para que a sua aventura em “terras de Vera Cruz” seja por trabalho e não uma verdadeira carga de trabalhos. Ainda que o país partilhe a mesma língua, antes de tentar a sua sorte deve ter atenção a todos os detalhes - principalmente os burocráticos.


Por que motivo devo procurar emprego no Brasil?

A economia deste país sul-americano tem vivido uma forte fase de crescimento nos últimos anos. A falta de mão-de-obra especializada em vários sectores tem contribuído para um aumento na procura de profissionais estrangeiros. A língua em comum é, sem dúvida, uma vantagem para os candidatos nacionais, que são atraídos pelos bons salários e benefícios. Deixamos-lhe algumas informações que consideramos pertinentes para quem pondera começar uma vida nova em terras de Vera Cruz.


Procurar emprego

Se quer emigrar para o Brasil e estava a pensar que basta enviar um Curriculum Vitae (CV) e pronto… desengane-se. Ainda que exista uma falta de mão-de-obra especializada considerável, é melhor que esteja preparado para um mercado extremamente competitivo.
 
Engenheiros (de várias áreas), arquitetos, empresários da construção civil ou professores são apenas alguns dos profissionais que estão a aproveitar o “boom” do mercado de trabalho brasileiro.
 
As suas probabilidades de sucesso serão tanto maiores quanto mais preparado estiver. Antes de partir tente conhecer a fundo o mercado e porque não contactar as empresas e tentar agendar entrevistas ou reuniões?! Não tem nada a perder e pode ter muito a ganhar.
 
Mas para saber o que esperam as empresas brasileiras dos candidatos, nada melhor que começar já a “espreitar” os sites de emprego:
1. Infojobs.com.br
2. Careerjet.com.br
3. Brajobs.com
4. Centralempregos.com.br
5. Classificados-brasil.com
6. Empregos do Brasil
 
Mas há mais. Aproveite todas as potencialidades das redes sociais. Pesquise as empresas nas quais está interessado no LinkedIn ou dê uma olhadela nos grupos do Facebook onde pode encontrar dicas e ofertas de emprego no Brasil. Veja alguns exemplos: 
1. Empregos no Brasil para Estrangeiros
2. Emprego no Brasil para Portugueses
 

Salários

O Brasil viu o valor do salário mínimo nacional passar para 788 reais (cerca de 230 euros), a 1 de Janeiro de 2015. No Rio de Janeiro, por exemplo, o ordenado mínimo definido para um engenheiro, um farmacêutico ou um arquitecto é de 2231,86, pouco mais de 652 euros.

É claro que são outros os números que atraem os candidatos de Portugal. Com relativa facilidade, um profissional qualificado pode ver o seu rendimento português duplicar ou até mais. A título de exemplo, um engenheiro civil com experiência pode auferir 3200 euros/mês a que acresce um ‘belo pacote ‘ de benefícios (carro, escola para os filhos, viagens de avião …). Quando maior for a especificidade profissional, mais elevado será o vencimento.


Vistos… e autorização de trabalho

De forma simples, para obter um visto de trabalho tem que – antes – obter uma autorização de trabalho. A solicitação de autorização de trabalho deve ser feita junto do Ministério do Trabalho e Emprego – mais concretamente na Coordenação-Geral de Imigração. Após a obtenção desta autorização, cabe ao Ministério das Relações Exteriores conceder (ou não) o visto de trabalho.
 
Por norma, o visto de trabalho permite ao seu titular uma permanência de três meses no país, mas tem apenas 30 dias para efetuar o seu registo no Departamento de Polícia Federal da cidade vai residir.
 
É fundamental que antes de partir, se dirija às entidades diplomáticas Brasileiras em Portugal para se informar devidamente e obter o visto. E atenção, o processo pode ser demorado.
 

Segurança, Habitação & Custos de Vida

Se quer mesmo emigrar para o Brasil é importante que tenha meios de subsistência para os primeiros tempos (independentemente de ter trabalho assegurado ou não). Prepare-se para dar de caras com um custo de vida elevado, desde o preço do aluguer de casas, à alimentação ou transportes.
 
A título de exemplo, veja-se a questão da habitação. Dada a conhecida falta de segurança no Brasil, é frequente que os estrangeiros procurem apartamentos em condomínios fechados e em bairros mais seguros (e mais caros), onde o aluguer de um apartamento pode variar entre os 3.000 e 4.000 reais por mês (cerca de 942 a 1256 euros).
 
Para ter a certeza que está a procurar nos locais certos nada melhor que contactar agencias imobiliárias:
1. Imobiliária Coelho da Fonseca
2. Remax Brasil
3. Lopes
4. VivaReal
5. Rede Brasileira de Imóveis
 

Cuidados de saúde

Ter um seguro de saúde (plano de saúde, no Brasil) é fundamental para quem vem de fora para trabalhar no Brasil. O sistema público tem grandes carências a nível de recursos humanos e materiais, pelo que recorrer às instituições privadas é a regra e não a excepção para os estrangeiros.

 

Um português com sotaque

Ainda que no Brasil se fale Português e que nós (portugueses de Portugal) estejamos familiarizados com as particularidades do Português do Brasil, é melhor que antes de rumar ao outro lado do oceano “estude bem a lição” para evitar possíveis mal-entendidos. A língua pode ser a mesma, mas existem várias expressões distintas. Nada melhor que estar pronto para se adaptar ao seu "novo sotaque".
 
Se esta pequena barreira for ultrapassada e o seu trabalho de casa estiver bem feito, tem tudo para ser bem-sucedido. Depois só lhe fica a faltar um pouco de Samba no pé!

brasil
  Facilite a sua vida fora do país - Curso de Inglês com 20 aulas gratuitas >>
Veja também: