AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emigrar para o Canadá: tudo o que precisa de saber

Está a pensar emigrar para o Canadá? As ofertas são muitas, mas antes de rumar ao outro lado do oceano há muito que fazer!

Emigrar para o Canadá: tudo o que precisa de saber
Saiba o que deve fazer antes de partir.

Não é de agora que os portugueses decidem emigrar para o Canadá. A ligação ao outro lado do oceano conta já com largos anos e não é à toa que a população portuguesa no Canadá (estima-se) atinja já uns “simpáticos” 500 mil habitantes.
 
Mas para quem pensa em “dar o salto” e procurar a sorte além-fronteiras, o Canadá – mesmo apesar de toda a burocracia exigida – pode ser um boa opção. Aliás, nos últimos meses são bastante comuns as divulgações de recrutamentos para o Canadá. Mas para emigrar para o Canadá há várias questões “logísticas” a tratar. Veja algumas dicas que o podem ajudar.
 

Visto: o que fazer?

Este deve ser o seu primeiro grande passo: obter um visto! Para entrar, residir e/ou trabalhar no Canadá é obrigatória a obtenção de um visto e possuir passaporte. O processo pode ser longo, mas – ainda que as autoridades canadianas sejam bastante criteriosas na atribuição de vistos – espera-se que nos próximos anos o processo possa ser um pouco mais acessível. Em causa está o programa de emigração lançado pelo governo canadiano no início deste ano e que pretende atribuir vistos para profissionais. Obviamente não lhe basta ter formação; há que atestar as suas competências e experiência profissional, bem como os seus conhecimentos (básicos, pelo menos) de francês e/ou inglês (as duas línguas oficiais do país).
 
Sendo português – desde que possua documentos nacionais – pode permanecer no Canadá por um período de seis meses sem qualquer tipo de visto, mas não se “estique”. Este prazo deve ser cumprido escrupulosamente.
 
Se pretende trabalhar, residir ou estudar, então deve requerer um visto em concordância com esse estatuto. Os vistos devem ser solicitados junto da embaixada ou consulado Canadá.
 
Para o ajudar, deve consultar a informação disponibilizada na página Citizen and Emigration Canada
 
E claro, não dispense a informação e auxilio disponibilizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, no Portal das Comunidades
 

Documentos fundamentais

Porque a sua saúde deve estar em primeiro lugar, convém estar devidamente informado sobre o sistema vigente no Canadá. Comece por saber que ter um seguro de saúde é obrigatório se pretende emigrar para o Canadá. Ainda que os serviços de saúde prestados sejam de boa qualidade (pelo menos na sua maioria) sem seguro de saúde a sua situação não será fácil.
 
Além do seguro de saúde, deve solicitar o seu número de Segurança Social, junto do Service Canada Centre.
 

Trabalho: onde procurar?

Para quem ambiciona melhores condições de trabalho e vida, emigrar para o Canadá é sem dúvida uma opção “apetecível”. Com um bom serviço de saúde, um ótimo sistema de ensino e bons níveis de segurança, não admira que este seja considerado um dos melhores países para emigrar. Ah, e claro (como se não bastasse!) juntamos a estes fatores, os salários muito acima da média portuguesa. Em média, um licenciado em início de carreira – por exemplo – ganha cerca de cinco a seis vezes mais que em Portugal. Valores que sobem de acordo com a experiência profissional.
 
Convencido?! Então veja alguns sites onde pode procurar emprego no Canadá:
1. www.canadajobs.com
2. www.job-applications.ca
3. www.monster.ca
4. www.jobbank.gc.ca
5. www.workopolis.com 
6. www.monemploi.com
 
Construção Civil, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), saúde ou engenharias são algumas das áreas mais requisitadas.
 
Mas atenção, antes de partir, informe-se sobre o processo de certificação das suas habilitações académicas. O ideal é consultar a na página Citizen and Emigration Canada para saber quais as áreas que requerem a obtenção de licença para exercer funções em território canadiano.
 

Habitação

O aluguer de um apartamento no Canadá ronda, em média, cerca de 700 euros por mês. Ainda que o valor seja superior ao praticado em Portugal, as despesas extra, nomeadamente de água, energia e internet, são mais baratas.


Salários

Tal como já referido anteriormente, os salários no Canadá são 5 a 6 vezes superiores aos praticados em Portugal, subindo gradualmente consoante a experiência do trabalhador.


Segurança

O Canadá é um país extremamente seguro. O crime acontece, na sua grande maioria, nas grandes áreas turísticas e urbanas, não existindo problemas de maior relevância neste aspeto. É, portanto, uma boa aposta caso esteja a ponderar emigrar e tenha o Canadá em vista como potencial país para trabalhar.


Cuidados de Saúde

O sistema de saúde Canadiano é de boa qualidade, no entanto, deverá procurar um seguro de saúde (pode até ser assegurado no contrato de trabalho), pois, caso não possua um seguro de saúde, poderá ter de pagar elevadas taxas ao aceder a cuidados básicos de saúde.


Prepare-se para o clima 

Esta pode ser a sua grande dificuldade se decidir emigrar para o Canadá, especialmente se não for grande “amante” do frio. Mas não se preocupe, os edifícios estão bem preparados para o ajudar a suportar as temperaturas negativas que se fazem sentir.
 
E se nem o frio o desanimou, ótimo. Comece já a pesquisar. São mais de 320 mil ofertas de emprego que o governo canadiano vai disponibilizar ate 2020. E a procura por potenciais candidatos já começou.

canadá
  Facilite a sua vida fora do país - Curso de Inglês com 20 aulas gratuitas >>
Veja também: