Publicidade:

5 dicas para conseguir emprego como figurante

Quer arranjar emprego como figurante? Veja como pode fazê-lo em 5 passos, sendo que o mais importante é contactar as agências e produtoras.

5 dicas para conseguir emprego como figurante
Como arranjar emprego como figurante

Um figurante ajuda a compor o pano de fundo de uma cena de televisão ou cinema ou é alguém que faz parte da plateia de um talk show.

Os figurantes, geralmente, não falam: é habitual estarem apenas sentados ou de pé e na maioria das vezes a repetir a mesma ação. Muitos aspirantes a ator começam por fazer trabalhos deste tipo.

Interessa-lhe? Então fique a saber o que deve fazer para conseguir emprego como figurante.

Como arranjar emprego como figurante em 5 passos


1. Tenha aulas de representação

Não é um requisito obrigatório. No entanto, ter aulas vai ajudar a adquirir experiência e a entender melhor a indústria. Vai poder desenvolver técnicas que lhe serão úteis caso depois lhe ofereçam papéis mais elaborados. Para além disto, vai fazer contactos e talvez ter a acesso a mais e melhores oportunidades de trabalho nesta área.

2. Reúna os documentos necessários

As produtoras e agências que recrutam figurantes, geralmente, pedem documentos como: cartão de cidadão, carta de condução, passaporte ou certificado de nascimento. O cartão de cidadão deverá ser suficiente, mas vá munido de toda a documentação para que o processo de contratação seja mais célere.

3. Contacte agências

Contacte as agências e produtoras locais. Deverá sempre enviar o seu nome e contactos, bem como detalhes sobre o seu CV e experiência relacionada com este tipo de trabalhos.

A maioria das agências vai solicitar o envio de uma fotografia de rosto e outra de corpo inteiro. Se tiver algum vídeo ou DVD com uma apresentação ou comunicação sua também deve enviar.

Algumas agências poderão ainda perguntar-lhe as suas medidas corporais: altura, peso e tamanhos da roupa que usa.

Aqui ficam algumas agências da região de Lisboa: Antro Casting de Cinema, Casting dos Castings, Companhia da Gente, Encena Quem É de Cena, Globalcast – Departamento de Casting de Cinepitecus, Golfinho, InScala, NBP Casting, Netcast, Valente Produções, DXL Models, Elite Portugal, L’Agence, Tripé Visual, QuickCasting, Espaço Fama, Star Factory Agency, etc.

4. Faça pesquisas online e esteja atento aos anúncios dos jornais

Faça pesquisas nos sites de emprego todos os dias. Esteja também atento aos anúncios dos jornais diários. Muitas vezes, nos próprios outdoors de publicidade e nas escolas de representação, também encontra informação de agências e produtoras que andam à procura de novos talentos.

5. Contrate um agente

Se estiver à procura de emprego como figurante para apenas ganhar algum dinheiro extra ou apenas porque quer ter a experiência, ou um novo hobby, não precisa de contratar um agente.

Por outro lado, se pretende mesmo apostar na carreira profissional como ator e quer começar por ser figurante, contratar um agente pode ser a melhor opção. O agente vai ajudá-lo a preparar-se para os trabalhos e vai-lhe dar contactos e oportunidades para que entre na indústria mais facilmente.

Veja também:

Ana Duarte Ana Duarte

Jornalista e gestora de comunicação no projeto Patient Innovation, Ana Duarte é mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita começou cedo, quando aprendeu a escrever e começou a criar os seus próprios jornais. Interessa-se por tecnologia, desporto, cinema e literatura.