AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego de sonho: Mitos e Realidades

O seu emprego de sonho pode estar ao seu alcance, basta estar disponível para o encontrar. Saiba como.

Emprego de sonho: Mitos e Realidades
O emprego que tanto deseja existe mesmo ou é apenas um mito?

O emprego de sonho existe ou é apenas um cenário idílico imaginado por todos nós? 

Desde pequenos que sonhamos ser qualquer coisa. De facto, a pergunta “o que queres ser quando fores grande?” deve ser uma das maiores constantes ao longo da nossa infância e adolescência. Muitos são os que na infância revelam o desejo de ser bombeiros, polícias, cabeleireiros, cantores ou algo do género. Mas com o tempo isso muda.  

A pergunta agora: Afinal o emprego de sonho existe ou não? A resposta mais lógica será talvez: isso depende de si e da forma como encara as suas experiências profissionais. 


5 mitos e realidades sobre emprego: 


Mito: Para cada um de nós existe apenas um trabalho de sonho
Realidade: Não se deixe levar por esta ideia. Todos nós podemos ter uma ou mais oportunidade de trabalho que se encaixem no perfil de trabalho de sonho, tudo depende da forma como encaramos as oportunidades que vão surgindo. Se não estivermos predispostos a “abraçar” em pleno os desafios profissionais podemos nunca encontrar o nosso trabalho de sonho. Sempre que iniciar uma nova experiência profissional pense nela como um desafio; se encarar com expectativa essa experiência estará mais predisposto a dar o seu melhor e quem sabe se não é bem-sucedido. Tenha cuidado com a idealização do trabalho de sonho, não quer ver as suas possibilidades de sucesso defraudadas. 


Mito: Os trabalhos de sonho são muito bem pagos.
Realidade: podem ser ou não, tudo depende daquilo que o motiva profissionalmente


Mito: Todos temos uma vocação específica.
Realidade: Alguns sim, outros não! Existem pessoas que de facto sabem exatamente o que querem fazer das suas carreiras profissionais. No entanto, para muitas pessoas esta vocação é descoberta com o tempo e depois de várias experiências. 


Mito: Trabalho de sonho não existe.
Realidade: O trabalho de sonho depende da sua interpretação desse conceito. Ou seja, para muitos pode significar encontrar trabalho numa determinada área para a qual estão mais vocacionados; para outros pode ser um trabalho com um horário estável e salário satisfatório… não se iluda, lembre-se que o tal como a sua personalidade muda ao longo da vida, também a sua definição de trabalho de sonho pode mudar, dependendo das circunstâncias de vida que vai tendo. 


Mito: Num trabalho de sonho será sempre feliz.
Realidade: Não se deixe enganar. Em qualquer trabalho terá altos e baixos. Por muito elevado que seja o seu nível de realização e satisfação pessoal, terá sempre momentos menos positivos.   


Trabalho de sonho: sim ou não? 

Muito se podia dizer sobre este assunto. Mas tenha sempre isto em mente: Mito ou realidade, não deixe de procurar aquilo que pode ser para si um trabalho de sonho. Acima de tudo mantenha uma mente aberta e esteja disponível para aceitar novos desafios. 
Não espere encontrar “aquele” emprego na primeira oportunidade. Lembre-se que quanto mais expectativas tiver, maior será a probabilidade de se dececionar. Seja positivo! Dê sempre o seu melhor! Quem sabe se na oportunidade mais inesperada não está o seu trabalho de sonho. 


Veja também: