AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego em enfermagem: tudo o que precisa de saber

Apesar de todas as contrariedades e do atual panorama nacional, a enfermagem é ainda uma área com saída.

Emprego em enfermagem: tudo o que precisa de saber
Gostava de trabalhar na área da saúde?

Nos dias que correm, conseguir emprego em enfermagem não é fácil. O número de candidatos aumenta e o número de vagas diminui, isto a juntar ao fato das vagas existentes prometerem ordenados reduzidos aos profissionais de enfermagem.


Quais as funções de um enfermeiro?

Um enfermeiro é um profissional indispensável, não só em hospitais, como também em clínicas ou na prestação de serviços de atendimento ao domicílio. Este profissional trabalha em parceria com outros profissionais, nomeadamente médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros, reunindo dados sobre o estado de saúde dos pacientes e definindo a conduta a ser seguida pelas equipas de enfermagem.

É o responsável pela higiene e alimentação dos pacientes, bem como da administração de medicamentos e pelos curativos.

É necessária uma licenciatura para trabalhar em enfermagem, no entanto, começam já a surgir cursos profissionais, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.


Quais os requisitos para conseguir emprego em enfermagem?

Existem dois requisitos essenciais para o acesso à profissão de enfermeiro(a).
  • O primeiro, é a detenção de uma Licenciatura em Enfermagem. Licenciatura essa que tem a duração de 4 anos e que deverá ser concluída ou numa Escola Superior de Enfermagem ou numa Escola Superior de Saúde. Pode consultar aqui os estabelecimentos de Ensino Superior de Enfermagem.
  • O segundo requisito é um registo criminal sem qualquer tipo de sentença judicial. Consulte todas as informações no site da Ordem dos Enfermeiros.


Quanto pode ganhar num emprego em enfermagem?

Em relação a vencimentos, não é fácil apresentar valores concretos. A verdade e que o salário de um enfermeiro, em Portugal, é baixo, daí a saída de muitos profissionais de enfermagem para o estrangeiro, nomeadamente para o Reino Unido. 
Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: