Emprego em marketing digital: uma área em expansão

O mercado de trabalho está em constante mutação devido, em grande parte, à evolução das tecnologias, o que gera novas oportunidades de emprego. Um desses casos é o marketing digital.

Emprego em marketing digital: uma área em expansão
Aposte numa área com cada vez mais ofertas

Com o crescimento das novas tecnologias e com a generalização da internet, a área do marketing está a ganhar novos contornos, nomeadamente em âmbito digital, o que tem levado a um aumento de ofertas de emprego em marketing digital.

Esta área necessita de profissionais especializados e enquadra-se na lista dos empregos com mais procura no futuro. Aliás, segundo um estudo do IPAM – The Marketing School, 71% das empresas preveem um aumento da procura de profissionais qualificados nesta área.

O que é o Marketing Digital?

O Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação levadas a cabo em ambiente online e meios digitais para divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos. O objetivo é chegar ao público de forma mais rápida, personalizada e eficaz.

O Boom das redes sociais

As redes sociais vieram catalisar a mudança na forma como as empresas se posicionam em ambiente online.

Segundo um estudo levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School, 94% das empresas recorrem às redes sociais para promoção na web, com o facebook a liderar as preferências das empresas, com 94%. Face à importância que o marketing digital toma nos dias de hoje, há já empresas a criarem departamentos dedicados exclusivamente ao marketing digital.

Gostava de estudar Marketing Digital em E-Learning?

5 Coisas que precisará de saber para uma carreira em Marketing Digital

1 – Conhecimentos básicos de marketing digital

Se pretende enveredar por uma carreira na área do marketing digital, o primeiro passo é adquirir conhecimentos básicos nesta área. Assim poderá adquirir uma visão global da área e dos recursos.

2 – Web analytics e monitorização do tráfego

Uma carreira em marketing digital passa muito pela análise de resultados do Google. É por isso essencial ter conhecimentos de Google Analytics, pois são esses resultados que lhe vão mostrar como o mercado está a evoluir.

3 – SEO e SEM

Estas são das áreas mais requisitadas na área do marketing online. Se ainda não as domina, com certeza que valerá a pena tirar um curso nesse âmbito.

4 – Email Marketing

Sendo um das áreas mais antigas do marketing online, tem vindo a ser renovado para que incorpore novas técnicas e ferramentas. Se antes era considerado como uma ferramenta de marketing direto, hoje em dia ganha contornos de marketing relacional, o que amplia as suas aplicações ao nível do marketing digital.

5 – Redes sociais

As redes sociais, como não podiam faltar, nos últimos tempos têm conquistado uma importância cada vez maior na divulgação de marcas/produtos. É por isso essencial que esteja ciente das ferramentas que existem neste segmento para conseguir desenvolver as melhores ações por este canal.


Veja também: