Publicidade:

Emprego em marketing digital: conheça algumas funções

O emprego em marketing digital está em crescimento no mercado. Saiba mais sobre esta área de trabalho e as funções profissionais subjacentes.

Emprego em marketing digital: conheça algumas funções
Conheça o que lhe oferece esta área de trabalho

emprego em marketing digital tem sido cada vez mais procurado, o que faz com que esta área de trabalho seja muito competitiva. A diversidade de funções subjacentes a esta área está, de facto, a aumentar, assim como os candidatos a este tipo de empregos. Falamos de uma área que, é já muito reconhecida e que oferece bons salários, o que se tornam atrativos para os jovens que ponderam uma carreira a seguir. Confira, de seguida, algumas funções que se inserem nesta área de trabalho – mas, antes, saiba mais sobre um setor em franca expansão.

O que é o Marketing Digital?


O Marketing digital é um conjunto de ações de comunicação levadas a cabo em ambiente online e meios digitais para divulgar e comercializar produtos, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos. O objetivo é chegar ao público de forma mais rápida, personalizada e eficaz.

O Boom das redes sociais

As redes sociais vieram catalisar a mudança na forma como as empresas se posicionam em ambiente online.

Segundo um estudo levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School, 94% das empresas recorrem às redes sociais para promoção na web, com o facebook a liderar as preferências das empresas, com 94%. Face à importância que o marketing digital toma nos dias de hoje, há já empresas a criarem departamentos dedicados exclusivamente ao marketing digital.

5 Coisas que precisa de saber para uma carreira em Marketing Digital


marketing digital

1. Conhecimentos básicos de marketing digital

Se pretende enveredar por uma carreira na área do marketing digital, o primeiro passo é adquirir conhecimentos básicos nesta área. Assim poderá adquirir uma visão global da área e dos recursos.

2. Web analytics e monitorização do tráfego

Uma carreira em marketing digital passa muito pela análise de resultados do Google. É por isso essencial ter conhecimentos de Google Analytics, pois são esses resultados que lhe vão mostrar como o mercado está a evoluir.

3. SEO e SEM

Estas são das áreas mais requisitadas na área do marketing online. Se ainda não as domina, com certeza que valerá a pena tirar um curso nesse âmbito.

4. Email Marketing

Sendo um das áreas mais antigas do marketing online, tem vindo a ser renovado para que incorpore novas técnicas e ferramentas. Se antes era considerado como uma ferramenta de marketing direto, hoje em dia ganha contornos de marketing relacional, o que amplia as suas aplicações ao nível do marketing digital.

5. Redes sociais

As redes sociais, como não podiam faltar, nos últimos tempos têm conquistado uma importância cada vez maior na divulgação de marcas/produtos. É por isso essencial que esteja ciente das ferramentas que existem neste segmento para conseguir desenvolver as melhores ações por este canal.

Conheça mais sobre emprego em marketing digital


emprego em marketing digital

1. Digital Marketing Specialist

Este profissional analisa a empresa e o mercado, por meio a definir um plano estratégico de marketing digital. O seu objetivo é conduzir as empresas a otimizarem a sua visibilidade online e, dessa forma, a atingirem os seus objetivos específicos.

2. Especialista em SEO

O especialista em SEO é o responsável por maximizar as plataformas online de dada empresa/marca, tornando a pesquisa e o acesso através de motores de busca mais fácil.

3. Data Analytics Manager

Tem um papel central nas tomadas de decisões da empresa, através do trabalho de dados para poder facultar uma análise abrangente.

4. SEM

Define e implementa um plano estratégico de search engine marketing para as empresas, englobando links patrocinados ou a vertente orgânica por SEO.

5. Content Marketing Manager

O Content Marketing Manager lidera iniciativas de marketing no que diz respeito a conteúdos, de modo a gerar tráfego, leads, fidelização de clientes e vendas. Tem a ver com os conteúdos da empresa, de modo a cativar mais público interessado.

6. Head of e-commerce

Este profissional tem funções como rever, a analisar, recomendar e implementar mudanças que sejam estratégicas, assim como e táticas online que tornem um dado negócio mais rentável.

7. Social Media Specialist

Na área do emprego em marketing digital, este profissional é o responsável por gerir a estratégia de marketing da empresa nas redes sociais, aumentando o conhecimento da marca e a sua reputação nos mercados.

Como pode verificar, há muita diversidade de emprego em marketing digital. Se está a pensar em como pode ter uma carreira promissora e bem remunerada, pode encontrar aqui vários caminhos possíveis e entusiasmantes. Pode sempre pesquisar um pouco mais sobre esta área e tentar descobrir qual a função que mais se adequaria a si, assim como cursos que pode tirar para alcançar uma posição neste campo de emprego francamente ascensão.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.