AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego em Paris: guia essencial

A França é um dos destinos favoritos e, a cidade de Paris, cidade da luz, o destino de sonho para muitos.

Emprego em Paris: guia essencial
França é um dos destinos preferidos dos portugueses

Como em outras capitais europeias, a concorrência existe e faz-se sentir da pior forma e é por isso que deve informar-se devidamente antes de partir à procura de emprego em Paris.


Por que motivo devo procurar emprego e trabalhar em Paris?

Se procura uma cidade cheia de luz e de vida para encontrar emprego, então Paris é o local indicado para si. Os franceses podem até não ser os mais amigáveis, mas a qualidade de vida que se faz sentir em todo o país compensa.

O sistema de saúde é bom e, ainda que o desemprego comece a aumentar, existem boas oportunidades no mercado de trabalho francês.



Emprego

As oportunidades de emprego existem, mas é necessário que se informe antes de tomar qualquer tipo de decisão, especialmente em relação aos tipos de contrato existentes no país, nomeadamente o contrato por tempo determinado e/ou o contrato por tempo indeterminado.

O Contrat à Durée Déterminée, ou seja, contrato de duração determinada, tem uma duração máxima de 18 meses. Após esse período, a entidade patronal pode alterar para um contrato à Durée Indéterminée, isto é, por tempo indeterminado.



Salários

Um salário mínimo em frança é superior a 1000 euros, ou seja, trabalhadores qualificados conseguem facilmente auferir valores superiores.



Habitação

Prepare-se para preços de habitação exorbitantes nesta cidade pois, a título de exemplo, um estúdio numa zona central pode rondar os 1000 euros mensais.

Tenha também em atenção que em França, para arranjar habitação, lhe é pedido um documento comprovativo de emprego, o que significa que só irá conseguir habitação depois de ter emprego.

Procure habitação em Paris através dos seguintes websites: Apartment Paris, SeLoger, Logic-immo, Acheter-louer ou Explorimmo.



Cuidados de Saúde

Um ponto a favor de encontrar emprego em Paris é o sistema de saúde público francês, que é, por norma, muito bom. Uma parte das despesas de acesso aos serviços médicos é assegurada pela Segurança Social, sendo o restante coberto por uma espécie de seguro de saúde denominado “mutuelle”.



Língua

Se pretende encontrar emprego em Paris é necessário que domine a língua francesa. Invista num curso intensivo ainda antes de partir rumo à aventura!



Visto

Se esta à procura de emprego em Paris vai gostar de saber que, por ser cidadão europeu, não necessita de qualquer tipo de visto. Basta que transporte consigo um documento identificativo, como bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão. Após três meses de permanência deve proceder ao pedido de autorização de residência.

infografia paris

Veja também: