Emprego em restaurante: o que precisa de ter e saber

Saiba quais as competências essenciais ao sucesso num emprego em restaurante.

Emprego em restaurante: o que precisa de ter e saber
Emprego em restaurante – competências que precisa de desenvolver

O emprego em restaurantes, em Portugal, é cada vez mais qualificado, fruto do crescimento da atividade turística e da subida do nível de exigência dos clientes. Continua, porém, a ser visto por muitos como uma área profissional de eleição, como complemento à atividade profissional principal, muitas vezes.


Emprego em restaurante: competências que precisa de desenvolver

Se ambiciona encontrar emprego em restaurante, comece por se informar em relação às funções que pode desempenhar. Chef de cozinha, cozinheiro, ajudante de cozinha, chefe de sala, empregado de mesa, concierge... enfim, as opções são várias e têm a ver com a dimensão e com o público-alvo do restaurante em questão. Em todo o caso, há competências comuns a todas estas funções.


Organização

Quer trabalhe na cozinha ou na área de refeições do restaurante, a organização será uma competência absolutamente indispensável para ter sucesso no setor da hotelaria e restauração. Na cozinha, há que ser capaz de arrumar e limpar à medida que confeciona os pratos, e é também preciso saber exatamente os tempos de cozedura dos diferentes alimentos, gerindo a ordem de entrada do pedido para que os clientes que entraram primeiro sejam servidos primeiro, por exemplo.


Comunicação

A comunicação clara é essencial para que a atividade do restaurante flua sem atrasos ou complicações. Assim, o chefe de sala deve saber dar instruções claras aos empregados de mesa, que por sua vez devem ser capazes de transmitir os pedidos ao pessoal da cozinha. Os pedidos incluem, naturalmente, as alterações aos pratos que não raras vezes os clientes solicitam!


Gestão de reclamações

Por falar em alterações: se alguma for esquecida, é natural ter que se confrontar com uma reclamação. Se tem um emprego em restaurante, puxe de toda a sua diplomacia e não se esqueça de que o cliente tem sempre razão. O seu objetivo máximo é que ele saia do restaurante satisfeito!


Raciocínio rápido

O emprego em restaurante exige muitas vezes que se possa fazer a receção dos pagamentos, o seu registo em caixa e a devolução dos trocos. Se tiver casa cheia, estas tarefas têm que ser feitas com muita agilidade e sem enganos.


Apresentação pessoal

A limpeza é um dos critérios determinantes na escolha de um restaurante, por isso, a apresentação extremosa dos empregados é valorizada pelos empregadores. Cuide da sua aparência, prenda o seu cabelo, faça a barba e tenha sempre as suas mãos impecavelmente cuidadas. Se tiver tatuagens ou piercings, opte por usar vestuário que cubra as primeiras, e retire os segundos.


Idiomas

Com o crescimento do turismo em Portugal, para se encontrar emprego em restaurante começa a ser imprescindível falar um ou mais idiomas estrangeiros. Invista na sua formação!

Encontre aqui formação nesta área!

Veja também:

Continuar a Ler