AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego na Alemanha para portugueses

Atualmente o mercado de trabalho alemão oferece mais possibilidades. Conheça as possibilidades de emprego na Alemanha para portugueses.

Emprego na Alemanha para portugueses
Saiba o que pode esperar do mercado de trabalho alemão.

A Alemanha é desde há muito um dos destinos de eleição para os portugueses que decidem emigrar. Mas se em tempos idos as possibilidades de emprego se resumiam a pouco mais do que restauração e construção civil, atualmente o leque de ofertas é bem mais alargado. Fique a conhecer o mercado de trabalho e as ofertas de emprego na Alemanha para portugueses.
 

O mercado de trabalho

Basta olhar para os números do desemprego na Alemanha para perceber porque integra a lista dos melhores países para trabalhar (e ganhar dinheiro). Não só é um dos países a nível europeu com uma das menores taxas de desemprego, como ainda detém um dos salários mínimos mais altos (cerca de 1400 euros mensais, sem contar os extras, como os subsídios de férias e de Natal). O crescimento económico que tem vindo a registar e a boa qualidade de vida são outros dos fatores que tornam a Alemanha tão atrativa aos olhos dos portugueses. Aliás, a Alemanha é considerada o “motor económico europeu”, muito graças aos sectores industriais que fortalecem a economia alemã (como a indústria automóvel, mecânica de precisão, indústria farmacêutica ou produtos químicos) e não é, por isso, de estranhar que os portugueses procurem na Alemanha novas e melhores oportunidades profissionais, já que aqui se verifica uma carência de mão-de-obra qualificada em alguns setores.

 

Que ofertas?

Além da construção civil ou restauração (os suspeitos do costume), também as áreas de gestão, marketing, direito ou saúde constituem boas possibilidades de emprego para portugueses na Alemanha. Aliás, ainda recentemente algumas notícias davam conta do interesse alemão em contratar profissionais (ou estudantes) de saúde portugueses. E os salários oferecidos eram bastante aliciantes (rondavam os quatro mil euros para internos, podendo ascender aos sete mil para especialistas).

Químicos, Engenheiros (com exceção para os profissionais do ramo da Engenharia Civil), profissionais da área da Banca e Investimento ou especialistas de Informática são outras das possibilidades.

 

Onde encontrar emprego?

Como sempre, nada melhor que tentar encontrar emprego ainda antes de partir à aventura. E para isso pode contar com a “ajuda” da Internet para procurar ofertas de emprego e enviar a sua candidatura.
  1. JOBBÖRSE (Centro de emprego alemão)
  2. Experteer.de
  3. Job Scout 24
  4. Jobs.de
  5. Monster
  6. Moovijob
  7. Jobware
  8. Jobooh (emprego em StartUps)
  9. StepStone
  10. Jobnet (para graduados)
Além dos sites de emprego, não deixe de espreitar a página www.make-it-in-germany.com, onde vai poder encontrar todas as dicas úteis sobre procura de emprego ou a vida laboral na Alemanha, por exemplo. E claro, aproveite também para consultar o nosso guia de sites de emprego.

 

Cuidados a ter

Se está a pensar emigrar para a Alemanha deve antes de mais preparar-se para o mercado de trabalho. Mas a sua partida deve ser ponderada, porque apesar de atualmente existirem várias possibilidades de emprego em território alemão, alguns cuidados a ter antes de partir, como o domínio (ou pelo menos conhecimentos básicos) da língua, por exemplo. E este é um requisito fundamental para ser bem-sucedido no mercado de trabalho alemão.

Depois não se esqueça de verificar se o seu diploma profissional e/ou académico é reconhecido na Alemanha. Para saber mais sobre o processo de reconhecimento de qualificações consulte o guia disponibilizado pela Comissão Europeia.

E claro, caso necessite de apoio (ou mais informações) não deixe de consultar as entidades diplomáticas da Alemanha em Portugal ou Portal das Comunidades. Uma vez em território alemão lembre-se que pode sempre recorrer aos serviços e apoio da embaixada portuguesa


Veja também: