AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego na área da hotelaria: quais as profissões existentes?

A área da hotelaria é uma área com diversos tipos de saídas profissionais e com cada vez mais opções de cursos no mercado.

Emprego na área da hotelaria: quais as profissões existentes?
Descubra as saídas profissionais

Apresentamos-lhe algumas opções de emprego na área da hotelaria.


Rececionista de hotel

Um rececionista de hotel é um profissional que, com base em normas e técnicas de atendimento e acolhimento, efetua o serviço de receção, informação turística, acolhimento e reservas num estabelecimento hoteleiro.

Este profissional, que pode ser do sexo masculino ou feminino, é responsável por satisfazer os clientes/hospedes, prestando um serviço de qualidade.


Técnico Especialista de Gestão e Produção de Pastelaria

O Técnico especialista em Gestão e Produção de Pastelaria é responsável por planificar, coordenar e dirigir os trabalhos de pastelaria. Este profissional colabora com o serviço de Food&Beverage, na elaboração de ementas e no processo de cálculo de custos.

Confeciona ainda bolos e outros produtos de pastelaria, confeitaria e geladaria, pão e produtos de padaria de qualidade superior, procurando aplicar novos equipamentos de produção, bem como novos processos de confeção.

 

Técnico Especialista em Gestão Hoteleira de Alojamento

O profissional Técnico Especialista em Gestão Hoteleira de Alojamento está apto a coordenar, controlar e dirigir atividades relacionadas com o departamento de alojamento, nomeadamente portaria/receção, andares/quartos e ainda lavandaria/rouparia.

Este profissional deve garantir a qualidade do serviço prestado ao cliente, procurando uma constante maximização da capacidade da unidade hoteleira.

Para além da gestão das zonas inerentes à sua função, este profissional deve ainda proceder à definição da política comercial do departamento de alojamento e gerir os resultados financeiros do departamento.


Técnico Especialista em Gestão Hoteleira de Restauração e Bebidas

Um profissional Técnico Especialista em Gestão Hoteleira de Restauração e Bebidas está qualificado para coordenar, controlar e dirigir atividades e operações de serviço de alimentos e bebidas, em estabelecimentos de restauração e bebidas.

O trabalho efetuado por este profissional deve garantir a qualidade do serviço, bem como a optimização dos recursos e a maximização da rentabilidade.

Este profissional deve ser capaz de planear e estruturar menus, definindo custos associados aos mesmos, bem como gerir resultados financeiros e definir uma política comercial do serviço, de modo a garantir a qualidade do serviço prestado.


Técnico de Cozinha/Pastelaria

O Técnico de Cozinha-Pastelaria é o responsável por planificar e dirigir os trabalhos de cozinha e/ou pastelaria. Este profissional colabora ainda na estruturação de ementas. Prepara e confeciona refeições de especialidade, nomeadamente de gastronomia regional quer portuguesa, quer internacional.


Técnico de Mesa/Bar

O Técnico de Mesa-Bar é o profissional que planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e/ou ao balcão. Este profissional pode trabalhar em estabelecimentos de restauração e bebidas, quer eles sejam integrados em unidades hoteleiras ou não e tem de dominar as normas de segurança e higiene alimentar para o cumprimento das suas funções.


Técnico Especialista em Gestão e Produção de Cozinha

Um Técnico Especialista em Gestão e Produção de Cozinha é um profissional que pode coordenar e organizar as três secções existentes numa cozinha - cozinha fria, cozinha quente e pastelaria. Este profissional deve elaborar o Plano de Cozinha e garantir a aplicação das técnicas de produção alimentar, considerando sempre os princípios e procedimentos existentes.
Dois minutos chegam para concorrer ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: