Publicidade:

Emprego na área do turismo: guia essencial

Acha que tem vocação para conseguir emprego na área do Turismo? Saiba que o setor continua a crescer, sendo responsável por 6% do emprego nacional.

Emprego na área do turismo: guia essencial
Se anda à procura de emprego, aposte nesta área

Em 2017, Portugal recebeu cerca de 21 milhões de turistas, aumentando assim as vagas de emprego na área do turismo. Este ‘boom‘ no turismo fez disparar a vagas de emprego, mas trouxe também como consequência a escassez de trabalhadores para preencher tantas ofertas.

O turismo português é o que mais cresce na Europa, de acordo com o barómetro da Organização Mundial de Turismo. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) dizem que, comparando o 3º trimestre de 2016 com o de 2017, foi registado um aumento de 53 mil postos de emprego em turismo. O alojamento turístico, em conjunto com “os sectores da restauração e bebidas”, empregaram cerca de 345,9 mil pessoas neste período.

São, cada vez mais, as vagas de emprego na área do turismo tradicional e especializado, e os talentos do setor cobram cada vez mais caro.

Por que motivo deve procurar emprego na área do turismo?


Muitos podem ainda não ter percebido, mas o turismo é um motor económico a nível mundial e, em Portugal, um setor em grande expansão e crescimento. O aumento do número de turistas que se tem feito sentir em Portugal faz com que aumentem os números de emprego neste mercado de trabalho.

emprego na area do turismo

O que é necessário para se obter emprego na área do turismo?

Para conseguir emprego na área do turismo é necessário, primeiro, um curso. Os cursos de turismo têm altas taxas de empregabilidade e contam com formadores extremamente especializados, prontos para fazer um acompanhamento adequado a todos os alunos. Se deseja encontrar emprego nesta área e considera ter as aptidões necessárias para a mesma, necessita apenas de ter a escolaridade mínima obrigatória concluída.

Quais as saídas dos cursos de Turismo?

Com estes cursos, os formandos ficam aptos a trabalhar em diversos contextos, podendo ser empreendedor e criar o seu próprio negócio, trabalhar como rececionistas em espaços turísticos ou até mesmo conseguir emprego na organização de atividades direcionadas ao turismo. Existe um grande número de opções e é uma área com boas taxas de empregabilidade.

12 profissões com emprego na área do turismo

  1. Guia turístico
  2. Agente de viagens
  3. Rececionista de hotel
  4. Camareira de hotel
  5. Animador de hotel
  6. Concierge de hotel
  7. Gerente de hotel
  8. Empregado de mesa
  9. Empregado de bar
  10. Chef de cozinha
  11. Sommelier
  12. Promotor de eventos

O que precisa de “ter” para trabalhar em turismo

  • falar várias línguas ou pelo menos o inglês;
  • formação de acordo com a área específica: viagens, transporte, hotelaria ou restauração, por exemplo;
  • simpatia e boa apresentação;
  • boa capacidade de comunicação e de relação interpessoal;
  • resistência ao stress;
  • disponibilidade para trabalhar por turnos.

Oportunidades de emprego na área do turismo


A Agência Abreu está a recrutar em todo o país, incluindo ilhas, consultores de viagens com formação técnica ou superior em Turismo ou outra área relevante para a função e com disponibilidade de horários. Clique aqui para saber mais sobre os requisitos ou candidatar-se.

DouroAzul está a recrutar para a época de 2018 e pretende reforçar a sua equipa, entre outras vagas, com a contratação de cozinheiro de 2ª para os cruzeiros no rio Douro. Este profissional irá ocupar-se da preparação e confeção de refeições. Será responsável pela limpeza da cozinha, utensílios e demais equipamentos. Para candidatar-se a esta ou conhecer outras ofertas da DouroAzul de emprego na área do turismo, clique aqui.

Galantic Tours está a selecionar guias turísticos para turismo náutico e terrestre na zona de Lisboa. São procurados candidatos fluentes em inglês; com formação académica em hotelaria/ turismo; mínimo 2 anos de experiência em administração/guia de turismo e bons conhecimentos de informática. Para mais informações, envie email para [email protected].

Grupo Pestana está também a recrutar para as diferentes unidades hoteleiras do país e, entre outras oportunidades, procura chefes de cozinha para a Pousada de Alcácer do Sal e Pousada de Tavira; cozinheiros para a Pousada da Serra da Estrela e Pousada de Sagres; empregados de mesa para o Pestana Vila Sol e para a Pousada de Óbidos, rececionistas também para a pousada de Óbidos e Pousada de Tavira. Se pretende consultar mais empregos na área do turismo no Grupo Pestana, clique aqui.

Veja também: