AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego no Dubai para portugueses

Como encontrar emprego no Dubai e que oportunidades de trabalho estão disponíveis para portugueses.

Emprego no Dubai para portugueses
O mercado de trabalho no Dubai difere bastante do mundo laboral ocidental.

O Dubai parece estar na moda e não só em termos turísticos. São muitos os profissionais de todo o mundo que decidem rumar até ao Médio Oriente e Portugal não é exceção. Mas as diferenças culturais são muitos e nada melhor que estar preparado para lidar com elas. Conheça melhor as características do mercado laboral e as oportunidades de emprego no Dubai para portugueses.


Trabalhar no Dubai será a opção certa para mim?

Se está preparado para uma nova cultura e para conhecer uma cidade cheia de luxo e de enormes arranha céus, então o Dubai é a opção certa para si. Mas prepare-se para altas temperaturas e para uma cultura completamente diferente, bem como para o elevado custo de vida.


Mercado de Trabalho: o que esperar?

O Dubai integra os Emirados Árabes Unidos. Arranha-céus enormes, muito luxo, ilhas artificiais ou pistas de ski em pleno deserto são apenas algumas das atrações que o Dubai tem para oferecer. Mas não só.
 
Em termos económicos facilmente se percebe que o país está “bem de saúde”. A economia em crescimento deve-se não só ao petróleo e ao gás natural, mas também ao sector imobiliário, construção civil, comércio e serviços financeiros. Não será por isso de estranhar que o mercado de trabalho no Dubai recrute muitos profissionais estrangeiros para as mais diferentes áreas.
 
Embora à primeira vista, dada a modernidade que ostenta, tudo se assemelhe ao estilo de vida ocidental, a verdade é que o mercado de trabalho no Dubai é muito tradicional. E mais. O dia-a-dia laboral rege-se fortemente pela religião. Por exemplo, é comum serem realizadas as orações diárias, as festas religiosas são escrupulosamente respeitadas, devem ser evitadas reuniões de trabalho para a sexta-feira visto que é dia de oração ou no período do Ramadão não é apropriado fazer negócios.
 
Mas há mais. A semana de trabalho tem início ao sábado e termina à quarta-feira (ou em alguns casos, quinta à hora de almoço). Os horários de trabalho também eles são diferentes. Dividido em dois períodos – manhã e tarde – o horário de trabalho no Dubai é das 8h às 13h e das 16h às 19h (durante o Verão, devido às temperaturas elevadas, a pausa tem lugar entre as 14h e as 17h). Por altura do Ramadão o dia de trabalho tem menos duas horas.
 
Como já deve ter percebido, as diferenças culturais são muitas e têm implicações diretas no trabalho.
 
Mas trabalhar no Dubai tem várias vantagens, principalmente em termos monetários. A uma remuneração acima da média, juntam-se ainda outros benefícios como o facto do salário auferido ser livre de impostos e poder contar ainda com alojamento, alimentação, carro, telefone, seguros de saúde e vida ou viagens para o país de origem.
 

Que ofertas de emprego?

Por esta altura já deve ter percebido o porquê de serem já muitos os portugueses a tentarem encontrar trabalho no Dubai ou que já se encontram por lá. Se está decidido a tentar também a sua sorte saiba que a indústria hoteleira, os serviços de saúde, os vários ramos das engenharias ou a aviação são as áreas com maior oferta para portugueses no Dubai.
 
Mas atenção. Assegure-se que está preparado para enfrentas as diferenças culturais. A adaptação é essencial para o seu sucesso.
 

Onde encontrar?

Pode começar já a pesquisar as melhores ofertas de trabalho no Dubai. Para o ajudar deixamos-lhe alguns sites úteis.
1. dubai.dubizzle.com (site de classificados muito popular nos Emirados Árabes Unidos
2. www.careerdubai.net
3. www.bayt.com
4. www.careerjet.ae
5. www.gncareers.com
6. www.medpharmjobs.com
 
Além dos sites não deixe e consultar as agências de recrutamento.
1. www.charterhouseme.ae
2. www.morganmckinley.ae
3. www.michaelpage.ae
 
Outro das possibilidades para procurar emprego no Dubai ao seu dispor, passa por enviar do seu Curriculum Vitae (CV) para a Câmara de Comércio do Dubai e aguardar pelo contacto das empresas interessadas e aguardar o contato das empresas interessadas em contratá-lo.
 

Vistos de Residência e Trabalho: Como obter?

Sendo cidadão português não necessita de Visto para entrar no país antecipadamente, sendo atribuído à chegada um Visto com a duração de 30 dias. No entanto, caso pretenda trabalhar no Dubai vai necessitar de um Visto de Residência, um cartão de trabalho e um cartão de saúde. O processo de obtenção é habitualmente agilizado pelo empregador ou patrocinador (o patrocinador é a pessoa física ou jurídica responsável por solicitar o Visto – falamos por exemplo de companhias aéreas, hotéis, agências de turismo ou familiares/amigos).
 
Estando na posse destes documentos pode permanecer no país até três anos. A obtenção das autorizações pode ser facilitada através das empresas ou agências de recrutamento.
 
Para saber mais sobre os Vistos e autorizações de residência e trabalho no Dubai não deixe de consultar as entidades diplomáticas do país estabelecidas em Portugal.


Religião

Ainda que o luxo e a modernidade do Dubai se assemelhem a um estilo de vida ocidental, a verdade é que existem muitas diferenças culturais e algumas delas têm implicações diretas no dia a dia laboral, como é o caso da religião. As festas religiosas são respeitadas e a realização das orações diárias é extremamente comum.

As reuniões de trabalho não devem ser marcadas para a sexta-feira, pois é considerado dia de oração e durante o período do ramadão não é aconselhada a realização de negócios. Mas não é só. Os horários de trabalho também são diferentes dos praticados em Portugal. O horário de trabalho é das 8h às 13h e, da parte da tarde, das 16h às 19h (no verão, devido às elevadas temperaturas, a pausa para almoço é das 14h às 17h. Durante o ramadão, o dia de trabalho tem menos duas horas.

 

Salários

Ainda que os salários sejam bastante acima do praticado em Portugal, as contas para pagar também se vão acumulando e o Dubai é um sítio com um custo de vida bastante elevado. Consulte o website Glassdor e informe-se das médias salarias consoante a sua área profissional.


Cuidados a ter

Se pretende trabalhar no Dubai é essencial que faça prova da sua formação académica, de domínio da língua inglesa, bem como da sua experiência profissional. Portanto, pode já dar início no processo de reconhecimento do seu diploma académico e tratar de obter traduções profissionais dos documentos mais importantes – como o CV, diploma ou certificados de formação. Para o ajudar pode contactar a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa que dispõe de serviços de tradução.
 
Vai necessitar também de estudar a fundo a cultura do país – os seus hábitos e costumes – de forma a evitar gaffes que podem influenciar negativamente a sua adaptação ao país.
 
E se nem mesmo a distância o demove então resta desejar o maior sucesso!

dubai
  Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>
Veja também: