AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego novo: como se deve comportar?

A entrada para um novo emprego pode ser “assustador”. Para o ajudar deixamos-lhe algumas regras para saber como se comportar no seu emprego novo.

Emprego novo: como se deve comportar?
A forma como se comporta no seu emprego vai definir a imagem que colegas e chefias criam de si.

Um emprego novo tem tanto de entusiasmante como de assustador. Afinal de contas, é nesta fase que vai deixar uma primeira impressão, a sua marca. E todos sabemos como as primeiras impressões são importantes. Para garantir que nada falha e que “entra com o pé direito”, deixamos-lhe algumas regras para saber como se comportar no emprego novo.
 

5 Regras de comportamento no emprego novo

Antes de mais, parabéns pelo novo emprego. E claro, boa sorte!

Mas porque a sorte não é a única variante nesta equação (nem tão pouco a mais importante), há que se preparar devidamente para esta nova etapa que agora começa.

A verdade é que entrar para um novo emprego pode ser aterrador. Novas pessoas, novas tarefas, uma imensidão de informação… enfim, nem mesmo os profissionais mais experientes estão isentos de uma enorme “carga de nervos”. De facto, a probabilidade de cometer erros é muito grande, mas não tem que ser. Basta para isso que faça um bom trabalho de casa e leve a lição bem estudada. Estas dicas podem ajudar.

 

1. Pesquise a empresa

Nada melhor que estar informado sobre o novo contexto de trabalho. Por isso, ainda antes de se iniciar no emprego novo, informe-se – por exemplo – sobre as normas de conduta da empresa ou o dress code instituído (se é que existe um). Tendo já algumas informações em seu poder pode adaptar o seu comportamento e postura à cultura da empresa e isso já é “meio caminho andado” para se integrar na perfeição.

 

2. Tome notas de tudo

Ao iniciar-se num emprego novo será “bombardeado” com informação. A melhor forma de garantir que não se esquece de nada e de não ter dúvidas sobre as questões mais básicas é anotar tudo (como passwords, nomes e cargos das pessoas, contactos, procedimentos, etc.).

 

3. Aja de forma natural

É normal que queira impressionar logo no primeiro dia, mas não force nada, muito menos a sua postura. Nada de exageros. Não tem que trabalhar em excesso logo no primeiro dia para impressionar e muito menos tornar-se próximo de todos os que o rodeiam. Seja natural. Essa é a melhor forma de mostrar quem é e o seu valor.

 

4. Perceba o que é esperado de si

Ou seja, tente descortinar exatamente o que a empresa e os empregadores querem de si, quais as suas funções e responsabilidades (inclusivamente as que não estavam explícitas na descrição do emprego). Isto é particularmente importante para perceber até onde pode ou não ir e evitar correr o risco de passar por cima de outros colegas.

 

5. Trabalhe em equipa

Pode ter acabado de chegar e ser o novato na empresa, mas isso não significa que tenha (ou deva) ficar isolado no seu canto. Apresente-se aos colegas que não conhece, interaja com eles e - mais importante – trabalhe com eles. Mostre que sabe e gosta de trabalhar em equipa. Esta é a melhor forma de criar empatia com os seus colegas e de ser envolvido em projetos e convívios.

 

Brilhe no seu novo emprego

O nervosismo e a vontade de impressionar podem ser os seus grandes inimigos na hora de começar um novo emprego. Não deixe que isso o atrapalhe. Lembre-se que o sucesso se constrói e se já chegou até aqui, o seu potencial e conhecimentos vão levá-lo ainda mais longe.


Veja também: