AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

4 dicas para encontrar emprego rápido

Mais que procurar emprego intensivamente, deve saber como procurar. O segredo passa pela preparação. Saiba quais os "truques" para encontrar emprego rápido

4 dicas para encontrar emprego rápido
Veja o que pode fazer para encontrar emprego rápido.

Encontrar emprego rápido pode parecer-lhe uma missão impossível. Mas nada é impossível. De facto, se tiver atenção a alguns detalhes, aquele emprego que tanto deseja pode abrir-lhes as portas mais depressa do que imagina.
 
Para quem procura emprego, há já (quase que pré-estabelecida) uma rotina diária, que obriga a uma pesquisa intensiva e a envios de candidaturas sucessivos. Na realidade, há mesmo quem defenda que a procura de emprego deve ser encarada como um emprego a tempo inteiro.
 
Mas há quem pense de outra forma. São já vários os especialistas que dizem que passar horas atrás de horas a procurar trabalho, pode até ser uma perda de tempo. Para encontrar emprego rapidamente, o primeiro passo é aprender a contornar o stress e a ansiedade provocados pelo processo de pesquisa. Depois basta pôr em prática algumas técnicas. Veja alguns exemplos.
 

Como conseguir emprego rápido?

Definir uma boa estratégia de procura é meio caminho andado para encontrar emprego mais rapidamente.
 

1. Clarifique o seu objetivo

Antes de começar a procurar deve parar para pensar e definir o rumo que pretende dar à sua carreira profissional. Questione-se sobre as suas motivações profissionais e as áreas ou atividades em que gostaria ou pretende trabalhar; se pretende procurar ofertas com base nos salários oferecidos; quais os seus pontos fortes e os seus pontos fracos (em termos de competências ou tarefas). Estas são apenas algumas dos pontos que o podem ajudar a perceber qual o seu objetivo em termos profissionais e a definir parâmetros de seleção para as ofertas. Quanto melhor souber o que quer, mais direcionada será a sua procura e maior a probabilidade de encontrar emprego mais rápido.
 

2. Faça uma boa gestão do seu tempo

Como dissemos antes, há quem defenda que não necessita de passar oito horas ou mais em frente ao computador a enviar candidaturas para encontrar emprego rápido. Convém que saiba exatamente a que ofertas pretende responder ou a que empresas quer candidatar-se. Antes de começar, faça uma pré-seleção das ofertas. Desta forma evita perder tempo a analisar propostas que não são adequadas ou não encaixam nos parâmetros que definiu previamente (que mencionamos no ponto anterior).
 

3. Atualize o seu Curriculum Vitae (CV)

Correndo o risco de sermos repetitivos (mas já sendo), este deve ser o ponto mais constante da procura de emprego. Parece-lhe perda de tempo?! Pois saiba que descurar este ponto, pode significar a rejeição por parte dos seus potenciais recrutadores. Se há algo que deve fazer frequentemente (e por tal, entenda-se quase constantemente) é rever, atualizar e melhorar o seu CV e as suas candidaturas no geral. Um CV perfeito pode ser a chave para encontrar emprego rápido.
 

4. Esteja sempre a postos para a entrevista de emprego

Se está a candidatar-se a emprego, certamente passa o dia a desejar que o telefone toque e do outro lado da linha esteja alguém que recebeu a sua candidatura, gostou do seu CV e quer entrevista-lo pessoalmente. Se assim é, porque deixa para a última a preparação da entrevista, que é só uma parte fundamental da procura de emprego?! Muita da sua preparação para a entrevista pode ser feita antecipadamente. Pense nas possíveis questões que lhe possam ser colocadas e prepare as suas respostas.  E claro, quando for contactado, faça uma pesquisa profunda de informações sobre a empresa.
 

3, 2, 1… emprego rápido já!

Encontrar emprego pode ser mais rápido e simples do que pensa, desde que tenha um bom plano de ação. Obviamente os quatro pontos anteriores são apenas alguns exemplos que o podem ajudar. Mas há mais. Aproveite e veja como pode melhorar as suas candidaturas de emprego e quais os erros a evitar durante a sua procura.
 
E lembre-se: para encontrar emprego rápido é essencial que se foque nos seus objetivos e direcione as suas candidaturas. Vai ver que em menos que nada, aquele emprego que tanto ambiciona é seu!
 
Veja também: