AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Emprego sem futuro: o que fazer?

Acha que está num emprego em futuro?! Estes sinais dizem que sim.

Emprego sem futuro: o que fazer?
O que fazer se o seu emprego não o leva a lado nenhum?

Será que está num emprego sem futuro?

Pode não ter uma resposta imediata, mas mesmo sem saber pode estar num “beco sem saída”. Pense bem e imagine-se daqui a uns anos. Será que ainda está no mesmo emprego, a fazer exatamente as mesmas funções? Provavelmente não. A verdade é que a menos que já tenha encontrado um emprego de sonho e esteja no topo da sua carreira, certamente pensa em mudar, em evoluir profissionalmente ou (até) encontrar um novo emprego, como novas tarefas, novas responsabilidades e novas competências.

De facto, ainda que todos os profissionais ambicionem ter sucesso nas suas carreiras, há empregos que parecem não ajudar. Para assegurar que alcança todos os seus objetivos profissionais é importante que esteja ciente do seu potencial e que aprenda a reconhecer os sinais de que pode estar num emprego sem futuro.

 

Emprego sem futuro: Sinais de alerta

A noção de emprego com ou sem futuro pode ser de certa forma dúbia. Repare. Para ter um emprego com futuro tem que ter não só possibilidade de evoluir na sua carreira, mas também de atingir as suas metas profissionais.

Não se iluda. Sim, existem bons empregos, mas até esses (lamentavelmente) podem ser empregos sem futuro (pelo menos para alguns profissionais). E apenas porque não possibilitam que os profissionais progridam. Como saber se está num emprego sem futuro? Simples. Basta que esteja atento aos sinais de alerta.
 

1. Não há maneira da sua rotina mudar

Se a sua rotina de trabalho é sempre a mesmo, se o trabalho é extremamente rotineiro ou mecânico, se a sua posição é estática e não oferece possibilidade de progressão e se as perspetivas não se alinham com os seus objetivos profissionais então provavelmente está num emprego sem futuro.

 

2. Não se sente desafiado

Muitos profissionais (a grande parte pelo menos) necessitam de se sentir desafiado para se sentir motivado, se isso não acontece e não lhe parece que possa a vir a acontecer e se está a sentir desmotivado, é melhor começar a pensar num plano alternativo.

 

3. Mesmo que tivesse uma oportunidade de ser promovido na empresa atual, provavelmente não a aceitaria

Bem, neste caso não há (ou não deveria haver) qualquer réstia de dúvida. Definitivamente está num emprego sem futuro, pelo menos para si. Ok, muitos pensarão: “porque não aceitaria uma promoção se surgisse a oportunidade?”, mas a verdade é que dependendo do seu grau de satisfação profissional e dos seus objetivos de carreira, pode dar-se o caso de não estar a considerar a ideia de se manter nessa empresa.

 

O que fazer?

O primeiro – e grande passo – para lidar com um emprego sem futuro passa por analisar os seus objetivos profissionais, para saber se os pode alcançar através desse mesmo emprego ou não. E claro, analise a sua situação profissional, o seu grau de satisfação, a sua motivação e o seu desempenho. Todos estes aspetos são fundamentais para determinar o que fazer a seguir. Muito provavelmente terá que arriscar e procurar um novo emprego, que lhe permita encontrar o rumo certo para a sua carreira.


Veja também: