AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

6 empregos com maior procura no futuro

Tem que escolher um curso e está indeciso? Fique com estas características que vão marcar os empregos com maior procura no futuro.

6 empregos com maior procura no futuro
Quais as áreas em que deve apostar

O mundo do emprego tem sofrido grandes mudanças nos últimos anos. Em muitos países, as profissões com maior procura nem sequer existiam há cinco ou dez anos atrás. Há estudos que dizem que 65% das crianças que entram atualmente na escola vão acabar a trabalhar numa área que ainda não existe.

Antecipar quais serão os empregos com maior procura no futuro não é fácil, mas é cada vez mais fulcral para empresas, governos e para quem se está a preparar para escolher uma área de formação universitária, por exemplo.

Até 2020, o Fórum Económico Mundial estima que serão erradicados cerca de cinco milhões de empregos. Também aponta alguns caminhos sobre quais características vão marcar os empregos com maior procura no futuro.
 

Empregos com maior procura no futuro: 6 áreas a considerar

 
O Fórum Económico Mundial acredita que, nos próximos anos, a natureza do trabalho vai mudar. E que para que aconteça uma verdadeira revolução de talento, vai ser preciso que governos e empresas mudem, profundamente, a forma como vêm questões ligadas à educação, capacidades e emprego, trabalhando em conjunto.
Segundo o perfil traçado, saiba em que áreas deve apostar.
 

1. Tecnologia, marketing e pesquisa de mercado

A área da tecnologia tem crescido muito nos últimos anos e vai continuar este caminho. Quem consiga dominar uma vasta quantidade de informação e apresentar um “pensamento computacional”, será rei.
Os empregos relacionados com desenvolvimento de software devem aumentar 18,8%, até 2024, enquanto os analistas de sistemas informáticos vão subir 20,9%. Já a procura por especialistas em pesquisa de mercado e em marketing deve aumentar 18,6%.

 

2. Cuidadores de saúde

Já tem acontecido nos últimos anos também. Com a população do planeta a estar cada vez mais envelhecida, o setor da saúde, nas suas múltiplas vertentes, tem crescido em termos de emprego. Técnicos médicos, terapeutas físicos e especialistas em ergonomia do trabalho, veterinários, secretárias clínicas e assistentes médicos são das profissões onde vão ser necessárias mais pessoas até 2025. Na área dos cuidadores de saúde particulares ao domicílio a procura vai crescer 38,1%.

 

3. Vendas e apoio ao cliente

Num mundo cada vez mais globalizado, inteligência social e emocional ou competências interculturais serão características cada vez mais valorizadas. Assim como perceber as inúmeras plataformas de media e saber comunicar. Empregos em vendas e apoio ao cliente vão ter maior procura.

 

4. Educação e formação

Cada vez mais será necessário estar sempre a aprender novas coisas e a reciclar conhecimentos, sendo que a tecnologia vai ser a principal plataforma de aprendizagem. A educação e a formação estão entre os oito setores mais procurados em 2025.

 

5. Analistas de gestão, contabilidade e auditoria

Estas serão as áreas como maior crescimento em termos de emprego, segundo o relatório do FEM. Saber como funcionam os negócios será fundamental. Ser inovador e empreendedor também.  

 

6. Agricultura

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Vocacional, uma agência pública europeia, diz que 26% das oportunidades de emprego estão na agricultura. Entre os vários países da União Europeia, Portugal é dos que tem várias oportunidades no setor primário, sobretudo para jovens qualificados. 
Dê um boost à sua carreira: Certifique-se como Coach Executivo >>
Veja também: