Publicidade:

4 empregos cool que não precisam de licenciatura

Frequentar uma faculdade nem sempre significa ser bem sucedido: conheça alguns dos empregos cool que não precisam de licenciatura.

4 empregos cool que não precisam de licenciatura
Novas carreiras e novas possibilidades

Pode parecer difícil encontrar empregos cool que não precisam de licenciatura, mas a verdade é que eles existem e, como qualquer outro emprego, exigem muita dedicação.

A cultura das últimas décadas enfatiza que a educação é o único caminho possível para obter satisfação pessoal e uma carreira de sucesso. Ser licenciado é um dos caminhos, mas não é o único.

O sistema de educação superior ainda segue antigas fórmulas e pode estar desatualizado, o que faz com que muitas vezes não seja o mais adequado aos novos tempos e novas tecnologias. São muitas as histórias das pessoas que escolheram não terminar o curso superior, ou nem ingressar num.

Estas vivências são a prova de que existem empregos cool que não precisam de licenciatura.

4 empregos cool que não precisam de licenciatura

Fotógrafo

photo

Muitas vezes o trabalho com fotografia começa como um hobby. A verdade é que a prática leva à perfeição e um trabalho pode influenciar o outro.

Quem pensa em fazer da fotografia mais do que uma paixão, mas uma profissão, tem que ter em conta que é preciso amar em igual nível o mercado e a autopromoção, principalmente quando o trabalho não envolve uma equipa ou um estúdio. Um bom fotógrafo tem que se mostrar acessível, criativo, proativo e sempre disponível para aprender mais técnicas e aptidões, com cursos de aperfeiçoamento.

Maquilhador profissional

makeup

Ser um maquilhador profissional pode envolver diferentes áreas de atuação. As opções abrangem contextos como a caracterização de personagens, cinema, teatro, televisão e body paint. Outra área que cresce a cada dia é o de maquilhador do mercado de casamentos, que atende as noivas e os seus familiares, ou mesmo só os convidados.

Como em qualquer especialidade, são necessários cursos de aperfeiçoamento e técnicas, assim como práticas de limpezas dos instrumentos, pele e das maquilhagens. O trabalho pode ser como freelancer ou integrado numa marca de cosméticos e maquilhagem, por exemplo. Um bom maquilhador precisa de ter sensibilidade, criatividade, boa gestão do tempo, ser comunicativo e ter conhecimento da indústria da beleza.

Babysitter

babysitter

Sim, o trabalho esporádico de babysitter que muitos acabam por fazer de maneira temporária pode ser um dos empregos cool que não precisam de licenciatura. Isto porque o trabalho como babysitter pode tornar-se uma ocupação profissional.

São necessários cursos para especializar-se em educação infantil, saúde e aprendizagem. Porém, a recompensa pode ser uma das mais gratificantes: um profissional que acompanha o desenvolvimento de uma criança tem a oportunidade de vê-la crescer, desenvolver-se e até criar laços para a vida toda. O emprego como babysitter pode ser a tempo inteiro com uma família ou em horários fixos e pré-determinados com mais de uma família. Uma boa babysitter precisa de ser criativa, paciente, acolhedora, divertida e firme.

DJ

music

Gostar de música e de interagir com um público pode render um bom emprego cool: ser DJ. Seja a tocar na noite, em casamentos ou em eventos empresariais, um DJ pode ter sempre emprego disponível.

O trabalho exige aperfeiçoamento constante e a noção de que não basta as músicas estarem de acordo com o público, mas que um bom profissional tem no seu repertório todos os géneros musicais. Um DJ necessita de saber promover o seu trabalho, ser criativo, conhecer as novas tecnologias e as novas músicas, possuir um vasto conhecimento musical e saber interagir com diferentes softwares.

Veja também: