Empregos de verão: onde encontrar

Reunimos algumas sugestões relativas a trabalhos de verão: onde encontrar, áreas mais solicitadas e estratégias de procura de emprego.

Empregos de verão: onde encontrar
Tudo o que precisa de saber

O verão é, para muitos, a melhor estação do ano pelos mais diversos motivos. Calor, praia, noites longas, férias, entre outras coisas. Outra das grandes vantagens do verão é o facto de ser uma altura do ano em que a oferta de emprego aumenta substancialmente. Efetivamente, existem muitos empregos de verão disponíveis. Saber onde encontrá-los é fundamental.

Empregos de verão: onde encontrar

emprego de verao

Os empregos de verão são muito procurados pelos jovens, que encontram nesta altura do ano uma oportunidade para ganharem dinheiro ou para investirem na sua área de profissionalização. As candidaturas podem ser submetidas através de inúmeros sites de emprego sazonal ou temporário, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Agricultura e vindimas

Há muitas gerações que é tradição os jovens procurarem emprego nas vindimas, não só em Portugal como em França ou no Reino Unido. É uma forma de circular além fronteiras, conhecer outras pessoas e cultura e ganhar algum dinheiro.

A melhor forma de concorrer é pesquisar por quintas onde se realizam vindimas e deslocar-se lá. Por exemplo, a Quinta do Vallado, perto do Peso da Régua, aceita normalmente pessoas para trabalhar na vindima. Procure mais informações no site Picking Jobs.

Trabalho de cariz social

Há vários programas desenvolvidos por entidades públicas como Câmaras Municipais ou Juntas de Freguesia que têm como principal objectivo ocupar os tempos livres dos jovens durante as férias escolares de verão. As áreas variam entre apoio a turistas, ajuda a crianças e idosos, animadores de campos de férias, limpeza de florestas, vigia de incêndios, entre outras.

Hotelaria, turismo e restauração

trabalho restauracao

Esta é, sem dúvida, uma das áreas com mais oferta de emprego no verão. No turismo, os jovens podem encontrar inúmeros postos de trabalho, consoante aquilo com o que mais se identificarem.

Sites para encontrar emprego sazonal

Se quiser fazer uma pesquisa mais alargada sobre as ofertas em Portugal nas mais diversas áreas, consulte alguns dos habituais sites de empregos. Mais especificamente, há sites de empregos de verão, nacionais e internacionais que lhe podem ser úteis são:

  • Talenter: portal nacional com ofertas de trabalho em várias áreas em Portugal;
  • SummerJobs.com: oferta de trabalhos de verão em todo o mundo;
  • Best Adventure Jobs: oferta de trabalhos na área do desporto e atividades de lazer;
  • AboutJobs.com: esta rede atrai centenas de milhares de pessoas que procuram emprego, em full-time ou em part-time, estágios, empregos de verão, em áreas como a hotelaria;
  • Abreu Advogados: promove estágios de verão para alunos que frequentam a licenciatura em Direito;
  • Back Door Jobs: ofertas de empregos de verão nos EUA e por todo o mundo;
  • Canada Summer Jobs: dirigida a organizações sem fins lucrativos, empresas do setor público e pequenas e/ou médias empresas com menos de 50 trabalhadores com a finalidade de criarem oportunidades de trabalho de verão para jovens estudantes entre os 15 e os 30 anos;
  • Cool Works: ofertas de trabalho temporário ou de verão, por exemplo, em Yellowstone, Yosemite, ou outros parques nacionais dos EUA;
  • Embassy Summer: trabalhos de verão para professores de inglês;
  • Job Monkey: ofertas de empregos de verão no Alaska.

Atenção: como em qualquer processo de procura de emprego internacional, tenha o cuidado de confirmar se a oferta é fidedigna e se a empresa tem ou não historial de burla. Pode fazê-lo consultando a Secretaria das Comunidades ou a Rede Eures.

Empregos de verão, sim, mas em segurança!

Veja também: