AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

7 empregos de verão para jovens

Fique a conhecer algumas sugestões de empregos de verão para jovens e saiba onde os pode encontrar.

7 empregos de verão para jovens
Há quem decida aproveitar o tempo de férias para ganhar algum dinheiro ou experiência profissional.

Para muitos jovens, verão não é sempre sinónimo de férias, sol, praia e muito tempo livre. Seja porque estão desempregados ou são estudantes em férias, nem todos sucumbem às maravilhas que os meses de Verão têm para oferecer. Há quem opte por trocar a época balnear por empregos temporários. E as opções de empregos de verão para jovens são muitas.
 

Quais são as ofertas de emprego para jovens no verão?

Os meses de Verão são ricos em ofertas de empregos. A forte oferta turística em muito contribui para isso. Se está a pensar trocar os “banhos de sol” por um emprego sazonal, fique a conhecer algumas das ofertas ao seu dispor. 
 

1. Nadador-salvador

Este é, provavelmente, um dos empregos de verão mais procurados. Mas ser nadador-salvador não é para todos e deve ser encarado com seriedade e responsabilidade. Afinal de contas a profissão pressupõe que garanta a segurança e bem-estar dos banhistas e, caso necessário, salve vidas. Para ser nadador-salvador há que cumprir alguns requisitos, nomeadamente, ter robustez física e obter aprovação nas provas de admissão. Para se candidatar, basta que esteja atento ao site do Instituto de Socorros a Náufragos. As datas dos cursos e as condições de ingresso são publicadas com a devida antecedência.
 

2.Estágios de verão

Se está a estudar e quer contactar de perto com uma determinada área profissional ou se está na universidade e quer ganhar experiencia profissional na sua área de formação, esta é uma boa opção. Não será remunerado (pelo menos à partida), mas é uma boa forma de conhecer a realidade de trabalho daquela que será – ou gostaria que fosse – a sua profissão futura. Para tentar, basta que contacte diretamente com empresas para tentar perceber qual a disponibilidade para o receberem ou então que pesquise junto das empresas ou instituições mais conhecidas. A oferta de estágios de verão é cada vez mais frequente. E mais: pode tentar a sua sorte no mercado nacional ou internacional. Além disso, pode também consultar os estágios PEJENE (apoiados pela Fundação da Juventude). Ofertas não faltam e vão certamente ser enriquecedoras para si.
 

3. Monitor em campos de férias

Se gosta de crianças aqui tem uma boa opção. Os campos de férias são cada vez mais uma solução para ocupar os tempos livres dos mais novos. A duração das férias dos pais dificilmente coincide com as férias escolares e há que procurar uma alternativa. É aqui que entram os campos de férias e os monitores. A função de um monitor passa por organizar atividades lúdicas, culturais e/ou desportivas. Para se tornar monitor, consulte a sua autarquia local ou os campos de férias, para saber o que deve fazer. A formação é – normalmente – assegurada pelos campos de férias e incluem cursos em diversas áreas como primeiros socorros ou animação sociocultural. Mas tenha em atenção que esta é uma posição de responsabilidade.
 

4. Empregado de mesa

Restaurantes, cafés, bares de praia ou hotéis são algumas das possibilidades. Na altura do verão estes espaços estão normalmente a “rebentar pelas costuras” e é habitual que procurem colaboradores sazonais. Ainda que a oferta possa ser divulgado em sites de emprego, o mais habitual é os pedidos serem publicitadas nas instalações dos espaços. Basta estar atento.
 

5. Empregado de supermercado/hipermercado

Na lista dos empregos de verão para jovens esta é outra das opções habituais. Pesquise nos sites das principais cadeias de hipermercados ou dirija-se aos balcões de atendimento para deixar a sua candidatura. E claro, não deixe de procurar nos supermercados locais.
 

6. Promotor

Quem nunca se cruzou com jovens a distribuírem cartões de telemóvel, refrigerantes ou panfletos na rua? Todos, certamente. E esta tendência (embora seja comum durante todo o ano) intensifica-se mais ainda durante os meses de verão. As marcas tendem a aproveitar esta altura do ano para divulgar os seus produtos. Faça uma pesquisa nos sites de emprego ou nas páginas das próprias marcas.
 

7. Figurante

Que tal ocupar os seus dias a participar em programas de televisão, anúncios ou telenovelas, por exemplo? Parece-lhe bem?! Então comece a pesquisar ofertas de emprego para figurantes. O trabalho é esporádico e garante-lhe um rendimento extra no verão. Além dos sites de emprego mais conhecidos pode procurar em empresas especializadas, como por exemplo: Star Factory Agency, Casting.com.pt ou Espaço Fama.
 

Um verão diferente

A verdade é que o tempo das férias de verão pode servir para mais do que “trabalhar para o bronze”. Os empregos de verão para jovens são uma boa forma não só de ganhar algum dinheiro, mas também de adquirir experiência profissional, enriquecer o Curriculum Vitae (CV) ou – simplesmente – criar hábitos de trabalho. Ofertas não faltam, desde que haja vontade.
 
Veja também: