AUMENTe AS sUAS PROBABILIDADES DE ARRANJAR EMPREGO!

Empresas de recrutamento

As empresas de recrutamento são uma presença constante nos processos de seleção de candidatos a emprego. Saiba de que forma podem ajudá-lo.

Empresas de recrutamento
Grande parte dos anúncios de emprego chegam até aos candidatos através de empresas de recrutamento e seleção.

Para quem procura emprego falar de empresas de recrutamento não será novidade. Independentemente das áreas ou funções, são muitas as ofertas publicadas sob alçada destas empresas. 

Na realidade, as empresas de recrutamento acabam por facilitar o processo de procura de emprego, já que possibilitam a consulta das ofertas disponíveis nos sites. Além da pesquisa, as empresas de recrutamento permitem ainda o registo de candidatos e envio dos seus Curricula para que constem das bases de dados próprias. 


Como funcionam?

Também podem designadas por Agências de Trabalho Temporário, as empresas de recrutamento trabalham, por norma, em regime de outsourcing, que implica que embora o trabalhador exerça para outra entidade, as suas remunerações são da responsabilidade da empresa de recrutamento e seleção. 


Que soluções apresentam?

No vasto universo de ofertas que as empresas de recrutamento disponibilizam, podemos encontrar ofertas de trabalho em part-time e/ou full-time ou trabalho temporário. As ofertas distinguem-se ainda pelo nível de especialização ou experiência. 


Quais são?

Grande parte das empresas de recrutamento em Portugal são empresas internacionais. Deixamos-lhe aqui a lista das principais: 

1. Michael Page
A Michael Page é uma das mais conhecidas e mais conceituadas empresas de recrutamento e integra o grupo Page, com origem no Reino Unido, em 1976. Atualmente tem uma presença a nível mundial. 

2.ManPower
Pode dizer-se que a ManPower é uma das gigantes no seio das empresas de recrutamento. Com mais de 60 anos de existência, conta com mais de quatro mil agências espalhadas pelo mundo. 

3.Hays
Espalhada por todo o mundo, a HAYS assume-se como um grupo líder em recrutamento. 

4. Ray Human Capital
Presente em Portugal, Espanha, Perú e Brasil, a Ray Human Capital ocupa uma posição de destaque na Avaliação e Desenvolvimento de competências, Consultoria, Soluções Online e Recrutamento.

5.Randstad
O grupo Randstad é uma das empresas líderes em Portugal na área de recursos humanos. Está presente em mais de 40 países. 

6. Addeco 
Resultado da fusão de duas empresas – a Addia e a Eco - em 1996, a Addeco é também uma das gigantes do recrutamento a nível mundial. 

7. Kelly Services 
Fundada em 1946, a Kelly Services chegou ao mercado português apenas em 2008. Está presente em mais de 30 países.
 
8. Synergie
A francesa Synergie desenvolve a sua atividade há mais de 40 anos e está presente em 15 países (Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Alemanha, Republica Checa, Suíça, Luxemburgo, Eslováquia, Polónia, Holanda, Reino Unido, Canadá e Austrália). Atua em Portugal desde 1999. 

9. Mercuri Urval
A Mercuri Urval coloca a Suécia no mapa das empresas de recrutamento. Oferece serviços em áreas como Recrutamento ou Gestão de Talento (entre outros) e está presente em 25 países. 

10. Egor
A Egor é uma das duas exceções da lista. Portuguesa de raíz, esta empresa de recrutamento presta serviços de outsourcing, recrutamento, formação, consultoria, trabalho temporário, incentivos e coaching

11. Talenter
Continuando nas exceções, a Talenter é a segunda Portuguesa desta listagem. Criada em 1999, tem uma vasta lista de serviços, que vão desde o recrutamento à Consultoria de Gestão de Talentos, ou formação profissional, entre outros. 


FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.

Que vantagens oferecem? 

Como dissemos anteriormente, as empresas de recrutamento podem ser bons aliados na hora de encontrar emprego, tanto para quem procura como para quem oferece. 

Seja porque têm processos de recrutamento com elevados níveis de eficácia (alcançados em muito graças às plataformas online que lhes permitem armazenar CV’s e proceder à seleção de candidatos) ou porque têm um amplo raio de ação (que vai desde os candidatos sem experiência ao profissionais mais experientes), as empresas de recrutamento tornam o processo de seleção mais célere. 

Do lado dos candidatos há ainda a vantagem de lhes permitir aceder a um número muito elevado de ofertas, provenientes das mais variadas empresas, nomeadamente multinacionais. 


Uma “mão” amiga

Atualmente, há uma forte tendência para desconfiar de processos de recrutamento "simplificados", não fosse o frequente relato de pessoas que foram enganadas por empresas desonestas e que se aproveitam da fragilidade (muitas vezes financeira) dos candidatos. 

Mas não receie, as empresas de recrutamento são, na realidade, uma boa ajuda para procurar e encontrar emprego. Por isso não perca tempo, faça a sua “ronda” pelas empresas de recrutamento e quem sabe se não encontra por lá a oportunidade que tanto ambiciona. 


Veja também: