As 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2016

O site Fast Company divulgou a lista das empresas mais inovadoras de 2016. Saiba quais são.

As 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2016
Da lista faz parte uma empresa com cunho português.

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancersA revista americana Fast Company publicou a lista com as 50 empresas mais inovadoras de 2016.

O ranking, lançado já em 2015 também, pretende reconhecer as empresas que oferecem serviços e produtos que desafiam a norma e vão mais além no que à criatividade e inovação diz respeito. O ranking contém empresas das mais variadas áreas de atividade e da listagem consta uma empresa portuguesa (ora com certeza!)

Veja o ranking.

O top 10

Sem mais delongas, eis o top 10 das empresas mais inovadoras em 2016.

1. BuzzFeed
2. Facebook
3. CVS Health
4. Uber
5. Netflix
6. Amazon
7. Apple
8. Alphabet
9. Black Lives Matter
10. Taco Bell
 
Supreendido?

A lista é liderada pelo BuzzFeed por – segundo a Fast Company – ter sido capaz de “agitar os media em todo o mundo”. De facto, o site BuzzFeed tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores, graças ao facto de ter vindo a adaptar tanto os seus conteúdos como a linguagem que utiliza, que de distancia (e muito!) dos media tradicionais.

Segue-se o Facebook, distinguido por “não deixar que a sua dimensão a impeça de agir como uma startup” e depois a  CVS Health por “oferecer todas as opções de compra aos seus clientes”.

Já a Uber ocupa a quarta posição do top 10, por agitar “o mundo corporativo”, seguida depois pelo Netflix por oferecer às audiências mais inesperadas aquilo que elas querem. Na sexta posição está a Amazon, por ter evoluído do serviço de vendas online (e integrado) para serviços de cloud (nuvem).

A grande queda deste ranking é mesmo da Apple, que em 2015 ocupava a segunda posição e que agora está na sétima.
Em oitava posição está a Alphabet, uma holding que agrupa empresas como a Google, por exemplo, por “encontrar uma melhor forma de apostar em grande”. Segue-se depois a Black Lives Matter, uma empresa ligada a um movimento ativista, que se destacou – segundo a Fast Company – por ser capaz de converter as conversas sobre etnia em resultados.

O último lugar do top 10 é ocupado pela Taco Bell. Diz a Fast Company que esta empresa é capaz de “milho, feijão, carne e queijo de forma genial”, embora se possa acreditar que por detrás desta combinação de sabor está um bom modelo de negócio.
 

As restantes 50 e a Farfetch

Além do top 10, a lista das 50 empresas mais inovadoras de 2016 inclui ainda alguns nomes bem conhecidos por todo o mundo. É o caso da Universal Studios (12ª), da Huawei (13ª), da Spotify (19ª), Airbnb (31ª) ou Snapchat (38ª), por exemplo.

Mas se pensa que da lista fazem apenas nomes internacionais, engana-se. Na 23ª posição surge uma empresa bem internacional, mas com cunho nacional. Trata-se da Farfetch, empresa fundada em Londres pelo português José Neves. Com presença em vários países, a Fast Company destaca a Farfetch por ter sido capaz de comercializar os melhores designers de moda a nível global.

Conheça agora a lista.
11. Robinhood
12. Universal Studios
13. Huawei
14. Cyanogen
15. InMobi
16. Novocure
17. Bristol-Myers Squibb
18. Amgen
19. Spotify
20. GE
21. Warby Parker
22. Riot Games
23. Farfetch
24. Everlane
25. Kit and Ace
26. Slack
27. Rethink Robotics
28. SoulCycle
29. Sixteen String Jack Productions
30. SANAA
31. Airbnb
32. Generator
33. BeMyGuest
34. Social Capital
35. Hudl
36. Box
37. Fitbit
38. Snapchat
39. Sama
40. Midroll Media
41. Affirm
42. Earnest
43. Aspiration
44. Vail Resorts
45. Noora Health
46. Shyp
47. Shopify
48. Babbel
49. Jaunt
50. Hasbro

Se quiser saber mais sobre o que tem a Fast Company a dizer sobre todas as emrpesas, pode consultar a lista completa aqui.

Olhando para a lista, é caso para dizer que a inovação está bem e recomenda-se!
 

As 10 das empresas mais inovadoras do mundo em 2014

A inovação alicerça o futuro e talvez por isso seja importante espreitar o relatório anual feito pela consultora Boston Consulting Group que é especializada em estratégia empresarial e que revelou quais foram as empresas mais inovadoras do mundo em 2014. Sem grandes surpresas, sabemos que o top 10 esteve entregue aos setores de energia e telecomunicações.
De uma forma genérica, em 2014 mais de metade dos executivos investiram em inovação de forma mais acentuada do que no ano anterior.
 

1. Apple

Há dez anos consecutivos que a Apple domina a lista de empresas mais inovadoras do mundo, sendo a grande referência mundial na área de inovação. Cada novo produto que a empresa de Steve Jobs lança, é um tiro certeiro no que há mais próximo do futuro. Iremos certamente ver a Apple muitas mais vezes neste lugar do ranking. Exemplo de um passo inovador, foi o sensor de impressões presente nos iPhones 5S e 6 que permite desbloquear o ecrã apenas com um toque.
 

2. Google

O Google tem vindo a subir de posições neste ranking, sendo a primeira vez que atinge o segundo lugar como a empresa mais inovadora do mundo. É um bom exemplo de uma empresa que nunca se contenta com o que tem, procurando sempre mais e melhor, em diversas frentes. Aliás, uma empresa que permite que 20% do tempo de cada funcionário possa ser gasto em projetos pessoais, só pode ser uma empresa muito inovadora.
 

3. Samsung

Ultrapassada pela Google, a Samsung ocupou em 2014 o terceiro lugar das empresas mais inovadoras do mundo, apesar de ter lançado a linha GalaxyS, considerada como uma das mais inovadoras que a marca apresentou até hoje.
 

4. Microsoft

Independentemente do lugar que a Microsoft ocupe neste ranking, já ficou na história por ter mudado o panorama mundial com a invenção do sistema operativo Windows. Passados todos estes anos a Microsoft continua a ter a palavra inovação na ponta da língua.
 

5. IBM

Em quinto lugar, a IBM continua a dar cartas na área do armazenamento, análise e gestão de dados. Tem tido várias investidas na inovação, sendo que há pouco tempo lançou uma nova tecnologia que permite ajudar a gerir o fluxo do tráfego automóvel.
 

6. Amazon

Até pode ter nascido como um site que vendia livros, mas hoje em dia, graças ao seu caráter inovador, a Amazon é muito mais do que isso, assumindo-se num autêntico marketplace que já vende artigos variados. É importante relembrar que o Kindle (tablet que permite a leitura de livros digitais) por exemplo, é invenção da Amazon.
 

7. Tesla Motors

O setor automóvel tem vindo a perder relevância no top das empresas mais inovadoras do mundo, mas a Tesla Motors surpreendeu tudo e todos e subiu 34 posições, chegando assim ao top 10. O que contribuiu para isso? O fato de ser a primeira empresa que comercializa de forma exclusiva os carros elétricos.
 

8. Toyota


Em oitavo lugar, surge a Toyota, outra empresa de carros mas que, neste caso, sofreu uma queda de três lugares relativamente a 2013. Segundo se sabe, a Toyota todos os anos reinveste entre 4 e 5% dos seus lucros na investigação e desenvolvimento, procurando novas formas de inovar e chegar a novos caminhos.
 

9. Facebook

Pode não acreditar, mas o Facebook já tem dez anos e a verdade é que é uma empresa que o seu percurso tem sido feito sempre com o caráter inovador bem presente. Se reparar, estão sempre a aparecer pormenores nesta rede social que melhoram e trazem algo de novo à experiência do utilizador.
 

10. Sony

A décima empresa mais inovadora do mundo é a Sony que dispensa qualquer apresentação. Pioneira na inovação, foi mãe de produtos como o Walkman (quem consegue esquecer este aparelho?!) ou como o Discman.
Sempre na vanguarda da inovação, o lema da Sony é não parar, nunca descurando a preocupação exemplar que tem com o meio ambiente.
 

SAIBA COMO RENTABILIZAR A SUA CASA


Veja também: