Empréstimo pessoal caiu 9%

Segundo dados recentes, o crédito automóvel sofreu uma quebra de 35% e o empréstimo pessoal teve uma descida de cerca de 9%. Na Europa, os resultados foram opostos.

Empréstimo pessoal caiu 9%
Empréstimo pessoal com quebras acentuadas
  • O empréstimo pessoal é um dos produtos mais procurados, mas tem tido quebras acentuadas.

Portugal tem tido dificuldade em fazer face à recessão e ao estrangulamento da atribuição de créditos. 

 

Quebras de 9% para o empréstimo pessoal e 35% para o crédito pessoal contrastam com a descida de 2,58% para o crédito ao consumo e 3,16% para o crédito automóvel na Europa.

 

Cerca de 91,7% dos créditos concedidos inserem-se na categoria de empréstimo pessoal e apenas 8,3% são adquiridos pelas empresas. Isto significa que a quebra de 9% representa um recuo complexo na economia.

 

Entre janeiro e março de 2013 foram assinados mais de 83 mil contratos para empréstimo pessoal e destes, cerca de 98% foram feitos por particulares. Em média, o valor dos contratos para empréstimo pessoal foi de 3300 euros e isso aponta a quebra dos valores pedidos, cerca de 7,5% relativamente ao mesmo período de 2012. 

 

O que é o empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um serviço financeiro prestado pelo banco e adquirido por qualquer individuo que esteja autorizado para tal. Destina-se à compra de bens, de consumo ou outros. Quando o empréstimo pessoal é autorizado, o dinheiro emprestado é transferido para a conta de quem faz o contrato de financiamento.

 

Quando pede um empréstimo pessoal, não tem necessidade de dizer onde vai utilizar o dinheiro emprestado. E esta é uma das mais-valias.

 

Mesmo sendo um processo simples, nenhum empréstimo pessoal é concedido sem uma análise aprofundada do historial financeiro de quem está a pedir o empréstimo. Esta é uma das garantias de que o valor financiado será pago. 

 

O empréstimo pessoal tem um prazo de pagamento e será cobrado mensalmente através de prestações. Saiba que o valor total da dívida junta o valor pedido e os juros que acrescem em produtos deste genéro.

 

O empréstimo pessoal é um ótimo produto para quando necessita de comprar algo e não tem como o fazer. Mas seja responsável e nunca vá além das suas possibilidades faça uma simulação.